Camila Parker Bowles | Imagem: Divulgação
Imprensa inglesa já encontrou sucessora de Elizabeth 2ª no turfe

Imprensa inglesa já encontrou sucessora de Elizabeth 2ª no turfe

Após a morte da rainha Elizabeth 2ª, em meio a tantas mudanças previstas no Reino Britânico mesmo antes do sepultamento da monarca, uma das dúvidas que surgiram entre os fãs das corridas é: Quem assumirá a paixão da rainha e o comando do stud e da criação dos cavalos Puro Sangue Inglês?

Em uma história onde as mulheres sempre foram protagonistas no turfe - tanto a rainha-mãe Isabel, como depois sua filha Elizabeth 2ª - não causou grande surpresa que a "herdeira" seja novamente uma mulher, a rainha-consorte Camila Parker Bowles, esposa do rei Charles 3º.




Desde jovem, o príncipe de Gales se aproximou das corridas e dos cavalos, como reza a tradição na Casa Real. Ele chegou a montar em provas para amadores em sua juventude e, no decorrer dos anos, manteve uma farda própria e alguns poucos corredores. Mas pode-se dizer que seu envolvimento parou por aí.

Charles nunca foi um frequentador assíduo dos grandes meetings, como sua mãe. A paixão dela sempre foi infinitamente maior. Conta-se que, nas duas semanas que passou já debilitada no castelo de Balmoral, ela lia diariamente o Racing Post impresso e depois acompanhava as corridas pela TV, de acordo com relatos do correspondente "real" do jornal Daily Mail.

A primeira pista sobre o interesse de Camila pela atividade turfística surgiu quando John Warren, agente de leilões e conselheiro da rainha para o turfe, revelou à rádio BBC que a agora rainha-consorte já tinha demonstrado interesse pela área em ocasiões anteriores. "Ela parece apaixonada pelas corridas", analisou Warren.

Outro exemplo que segue nessa direção foi a entrevista que Camila deu para Oli Bell. O apresentador de TV conversou com ela em junho de 2021 e ficou impressionado logo de cara com os conhecimentos mostrados acerca das corridas. "Em poucos minutos de conversa eu notei que Camila não tinha apenas paixão pelo turfe, mas sabia sobre as corridas e os cavalos. Acredito que o stud e a criação real ficarão em boas mãos".

Uma dica do interesse da rainha consorte sobre o assunto é que, no ano passado, ela repassou sua própria farda ao Ebony Horse Club. Dessa forma, ficou desimpedida para adotar uma nova - no caso, a farda da realeza. Em 2021, a rainha Elizabeth 2ª teve um ano bem-sucedido nas pistas tanto em termos de número de vitórias (36) como de prêmios ganhos (584,399 libras).

Na atual temporada, são cerca de 10 treinadores que se alternam nos cuidados do plantel da realeza, onde estão 39 cavalos em treinamento tanto em obstáculos como no "flat". O melhor até o momento foi King's Lynn, ganhador do Temple Stakes (G.2), em maio, em uma das 21 vitórias obtidas pelo stud real em 2022.