Carlos Eduardo Salles Vaz Guimarães | Imagem: Divulgação
Carlos Eduardo Vaz Guimarães, o Ká da APPS, morre em SP

Carlos Eduardo Vaz Guimarães, o Ká da APPS, morre em SP

Personagem de múltiplas atividades do turfe brasileiro, como criador, proprietário, estudioso de linhagens e sobretudo um reconhecido agente de leilões, o paulista Carlos Eduardo Salles Vaz Guimarães morreu na madrugada desta segunda-feira, dia 5, vitimado por um infarto agudo do miocárdio, em sua residência em São Paulo.

Carlos Eduardo Salles Vaz Guimarães, conhecido como "Ká", tinha 75 anos e uma longa trajetória no turfe. Por meio de sua Agência Paulista do Puro Sangue (APPS), que manteve ao longo de 40 anos com diversas formações societárias, ele organizou e promoveu os principais leilões da raça Puro Sangue Inglês (PSI) no país. Na agência, sempre teve ao seu lado a esposa Luli, os filhos e um grupo de dedicados profissionais no suporte aos remates.

A APPS foi fundada em fevereiro de 1980 por Carlos Eduardo e seu primo, Eduardo Guimarães. Depois juntaram-se ao grupo José Luiz Guimarães e o veterinário José Luiz Pinto Moreira, permanecendo a estrutura societária por algum tempo com esses quatro proprietários. No final de 1985, Eduardo Guimarães se desincompatibilizou da agência para um voo solo na Califórnia, onde permaneceu por 12 anos. Daí em diante a APPS ganhou novos sócios, mas a partir de então tendo sempre Ká no comando geral dos negócios.