Às vésperas das comemorações do centenário de nascimento da atriz Tônia Carrero, o Itaú Cultural inaugurou neste sábado, dia 13, exposição que homenageia a vida e a obra da atriz que marcou época no teatro, cinema e televisão. Afastada há muitos anos da cena artística, Tônia morreu em março de 2018, aos 95 anos. A mostra, que é gratuita, ficará aberta até 6 de novembro, na sede do instituto, na avenida Paulista, 149.
Tônia Carrero e seu único filho, Cecil Thiré
A exposição apresentará mais de 230 peças relacionadas à atriz, cobrindo as mais diversas fases de sua carreira, do humor e sofisticação nos palcos ao enfrentamento da censura, passando por seus papéis antológicos nas novelas. Entre os conteúdos disponíveis estão fotos, vídeos, textos, documentos e objetos que revelam lados pouco conhecidos da homenageada.
A atriz, nascida no Rio de Janeiro em 23 de agosto de 1922 com o nome de Maria Antonieta Portocarrero Thedim, foi casada com o pintor e cenógrafo Carlos Arthur Tiré, pai de seu único filho, o também ator Cecil Thiré (1943-2020); e posteriormente com o ator e diretor italiano Adolfo Celi; e com o produtor cinematográfico César Thedim.
Tônia começou sua carreira no Rio, logo foi para a França estudar teatro e, na volta, consolidou sua carreira em São Paulo, atuando para a Companhia Cinematográfica Vera Cruz e no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), entre outros. Em sua carreira, esteve em 19 filmes, 15 telenovelas e 54 montagens de teatro. Chegou até mesmo a Cannes, ao participar do longa Tico-Tico no Fubá, de Adolfo Celi, pelo qual foi indicada no Festival como melhor filme em 1952. Na televisão, participou de sucessos como Água Viva, Pigmaleão 70, O Cafona e O Primeiro Amor, consolidando-se como uma das grandes atrizes de sua geração.
Mais informações sobre a exposição
Ocupação Tônia Carrero
Local
Instituto Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, piso térreo
Cerqueira César
Quando
Avenida Paulista, 149, piso térreo
Cerqueira César
Quando
De 13/08 a 06/11
Horário
Terça a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Horário
Terça a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h