A atriz e cantora Olivia Newton-John, mais conhecida pelo seu papel como Sandy, no musical "Grease - Nos Tempos da Brilhantina", morreu aos 73 anos nesta segunda-feira, dia 8, em seu rancho no sul da Califórnia. A informação foi divulgada pelo marido de Olivia, John Easterling, nas redes sociais. Ele contou que a atriz morreu em paz, cercada por familiares e amigos, em casa.
Olivia teve uma vida movimentada desde a infância e adolescência. Nascida na Inglaterra, de origem alemã, passou parte da juventude na Austrália, onde seu pai foi trabalhar como professor universitário depois de servir ao MI-5, o serviço secreto britânico. Seu avô materno foi o famoso físico e matemático alemão de origem judaica, Max Born, Prêmio Nobel de 1954, que deixou a Alemanha nos anos de 1930 para fugir à perseguição nazista.
Olivia lutava contra um câncer de mama há mais de 30 anos. Descobriu a doença pouco tempo depois de participar da Rio 92, como ativista ambiental. A atriz começou sua carreira em 1971, mas estourou mundialmente em 1978, ao estrelar "Grease - Nos Tempos da Brilhantina", ao lado de John Travolta, que já vinha de um estrondoso sucesso como protagonista de "Os Embalos do Sábado à Noite", de 1977. Como cantora, Olivia conquistou dois Grammy e teve como maior sucesso "Physical" em 1981, que ficou em primeiro lugar por 10 semanas, quebrando todos os recordes nos anos de 1980.
Depois de diagnosticado em 1992, o câncer entrou em remissão; voltaria, contudo, mais duas vezes, em 2013 e 2017. A atriz, porém, sempre manteve-se ativa, trabalhando, vez ou outra, como nos reencontros com o elenco de "Grease", na década de 2000, para apresentações. A atriz também dedicou boa parte de seu tempo ao ativismo ambiental, aos direitos dos animais e sobretudo no combate à doença que a acometeu com o Olivia Newton-John Foundation Fund, dedicado à pesquisa de plantas medicinais como a cannabis e na luta contra câncer.
John Travolta, que fez "Grease" ao lado de Olivia Newton-John, homenageou a atriz em uma publicação nas redes sociais. "Minha querida Olivia, você tornou nossas vidas muito melhores. Seu impacto foi incrível. Eu te amo muito. Futuramente, nos veremos e estaremos todos juntos novamente. Sou seu desde o primeiro momento em que te vi e para sempre! Seu Danny, seu John", escreveu o ator, fazendo referência ao seu personagem, Danny Zuko, par romântico de Olivia, a "Sandy Olsson" do clássico longa-metragem.