O presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro |
Gustavo Petro, 1º presidente de esquerda, toma posse na Colômbia

Gustavo Petro, 1º presidente de esquerda, toma posse na Colômbia

Gustavo Petro, primeiro presidente de esquerda eleito em 200 anos de República na Colômbia, assumiu o cargo na tarde deste domingo, dia 7, na Plaza de Bolivar, na capital Bogotá. O ex-guerrilheiro e senador colombiano tomou posse diante de um público calculado em 100 mil pessoas, em um momento de crise econômica e insegurança no país causada por ações do narcotráfico.

Após o juramento, Gustavo Petro, de 62 anos, recebeu a faixa presidencial ao lado de sua vice-presidente, Francia Márquez. Durante a cerimônia, ocorreu uma saia-justa: Ivan Duque, que deixou o cargo e a Casa de Nariño - sede do governo - com baixos índices de aprovação, não permitiu o uso de uma espada que pertenceu a Simón Bolivar, militar, político e considerado o "libertador das Américas"



O ex-presidente alegou que não seria possível usar o artefato por motivo de segurança. Assim que foi empossado, Gustavo Petro deu ordens para que trouxessem a espada. Em seguida, deu posse à vice-presidente Francia Márquez, uma ativista ambiental e ex-empregada doméstica. Primeira afro-colombiana mulher a ocupar o cargo, Francia esteve há poucos dias no Brasil, onde se encontrou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na recepção aos jornalistas, um dia antes, o presidente eleito conversou com o jornal Folha de S. Paulo, e, quando perguntado sobre suas expectativas para as eleições no Brasil, respondeu sucinto: "Que ganhe Lula".

Com 50,44% dos votos, o equivalente a 11.281.013 milhões de votos, Gustavo Petro foi eleito no segundo turno das eleições em 19 de junho, vencendo o empresário Rodolfo Hernández, candidato populista de direita.

O novo presidente, que se define como um esquerdista progressista, nasceu no município de Ciénaga de Oro, departamento de Córdoba, na costa caribenha, em 1960, e entrou para a vida pública ainda jovem, aos 21 anos, como conselheiro municipal (correspondente a vereador no Brasil). Foi nessa época também que ele se aproximou do M-19.

A eleição deste ano foi a terceira tentativa de Gustavo Petro de ocupar a cadeira presidencial. Antes, o candidato do partido Colômbia Humana, que reúne forças de esquerda e centro-esquerda, foi senador e prefeito da capital Bogotá.

Entre as autoridades que estiveram presentes na tarde de domingo em Bogotá constavam os nomes de: Rei Felipe VI da Espanha; Gabriel Boric, presidente do Chile; Alberto Fernández, presidente da Argentina; Guillermo Lasso, presidente do Equador; Luis Abinader, presidente da República Dominicana; Luis Arce Catacora, presidente da Bolívia; Mario Abdo Benítez, presidente do Paraguai; Laurentino Cortizo, presidente do Panamá; Xiomara Castro, presidente da Honduras; Rodrigo Chaves, presidente da Costa Rica; Dina Boluarte, vice-presidente do Peru; Beatriz Argimón, vice-presidente do Uruguai; Félix Ulloa, vice-presidente de El Salvador; e Dina Boluarte; vice-presidente do Peru; além de Beatriz Gutíerrez Muller, primeira-dama do México. O Brasil foi representado pelo chanceler Carlos França, ministro das Relações Exteriores.