Imagem: Divulgação Anatel
São Paulo terá sistema 5G ativado nesta quinta-feira, confirma Anatel

São Paulo terá sistema 5G ativado nesta quinta-feira, confirma Anatel

Tecnologia estará mais concentrada, na 1ª fase de implantação, no centro expandido da cidade, entre as marginais Tietê e Pinheiros, abrangendo o entorno da avenida Paulista e a região do Itaim Bibi e Vila Olímpia.

A internet móvel de quinta geração (5G) será ativada na cidade de São Paulo nesta quinta-feira, dia 4 de agosto, nove anos depois da chegada da tecnologia antecessora, o 4G. Este será um marco para a capital paulista, que passará a contar com uma rede mais rápida para o tráfego de dados, permitindo o surgimento de novos aplicativos e serviços. Claro, TIM e Vivo devem operar o serviço de quinta geração no espectro.

A informação foi confirmada à imprensa pelo conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, que preside o Grupo de Acompanhamento da Limpeza da Faixa de 3,5 GHz (Gaispi), responsável pela limpeza da faixa por onde vão transitar os sinais de internet,

Com a cobertura, o Gaispi estima que 25% da área urbana de São Paulo passe a estar atendida pelo 5G. A maior concentração de antenas ocorrerá no Centro, na região da Avenida Paulista e no bairro do Itaim Bibi. Já bairros da Aclimação, da Mooca e do Brás, por exemplo, terão cobertura menor no início do processo, de acordo com a Anatel.

A faixa por onde vai transitar o 5G hoje é ocupada pelo sinal de TV por antenas parabólicas. O processo de limpeza, conduzido pelo Gaispi, consiste em migrar o sinal das parabólicas da banda C para a banda KU.

Técnicos passaram os últimos dias nas ruas instalando filtros nos equipamentos e testando se esse "desvio" no sinal funciona corretamente. Com tudo pronto, a Anatel dará o "sinal verde" para as operadoras ligarem suas antenas do 5G.

A cidade de São Paulo será a quinta do país a contar com a nova tecnologia de internet móvel. A primeira foi Brasília, no dia 6 de julho, seguida por Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa, todas no dia 29. Goiânia, Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro também já passam pela instalação dos filtros e serão as próximas a receber o 5G, porém ainda sem data definida.

Ir para IPO News