Imagem: Divulgação/ Ricardo Stuckert - Alan Santos / PR / AFP) - Pedro Ladeira/Folhapress
Pesquisa Datafolha: Lula abre 19 pontos sobre Bolsonaro no 1º turno

Pesquisa Datafolha: Lula abre 19 pontos sobre Bolsonaro no 1º turno

Quando a pesquisa aponta os chamados votos válidos, Lula tem 53%, sendo que para ganhar no primeiro turno, é necessário que o candidato some 50% dos votos válidos mais um

O Datafolha divulgou na tarde desta quinta-feira, dia 23, mais uma pesquisa sobre a eleição presidencial de outubro. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com 19 pontos de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL). O candidato petista tem 47% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto que o atual ocupante do Palácio do Planalto tem 28%.



O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 8% das intenções de voto. Em seguida, 10 outros candidatos estão embolados, empatados tecnicamente, no grupo dos que têm de 2% para baixo.

Quando a pesquisa se debruça sobre os chamados votos válidos, Lula tem 53%, sendo que para ganhar no primeiro turno, é necessário que o candidato some 50% dos votos válidos mais um. A votação será no dia 2 de outubro, e o segundo turno está previsto para o dia 30 do mesmo mês.

Votos válidos são aqueles que excluem, no cômputo geral, os brancos e nulos. Sob essa métrica, que é a utilizada pela Justiça Eleitoral para a contagem final do pleito, o presidente Jair Bolsonaro tem 32% das intenções de voto. Ciro Gomes fica com 10%.

O Datafolha ouviu 2.556 eleitores em 181 cidades, nos dias 22 e 23 de junho. A margem de erro da pesquisa, contratada pela Folha e registrada no Tribunal Superior Eleitoral, é de dois pontos para mais ou menos.

O cenário apontado pelo Datafolha é semelhante ao da pesquisa anterior, realizada entre 25 e 26 de maio, e já considera o atual momento da crise econômica causada pela alta dos combustíveis e pelas recentes polêmicas envolvendo o Ministério da Educação.