Canastra é eleito o melhor queijo do mundo pelo site The Taste Atlas

Canastra é eleito o melhor queijo do mundo pelo site The Taste Atlas

Os mineiros estão comemorando o que, segundo eles, já se sabia há muito tempo em seus domínios. Se o Brasil luta há tempos para melhorar a qualidade de seus produtos de exportação, como os vinhos produzidos no Sul do País, foi com o queijo que conquistou o primeiro "título mundial".

Tudo porque o queijo Canastra foi eleito pelo site norte-americano The Taste Atlas como o melhor do mundo, em votação feita pela audiência do veículo. A iguaria mineira bateu no concurso concorrentes famosíssimos, como os italianos Parmigiano Reggiano, Pecorino e Grana Padano, o francês Mont d'Or e o português Serra da Estrela.

A lista divulgada tem 50 queijos do mundo todo. O The Taste Atlas é um guia gastronômico e seu conteúdo conta com a participação de viajantes de todos os continentes.



O queijo "campeão" é feito de leite, "pingo" (um fermento líquido) e sal, com um sabor ácido, mas com aquele fundinho meio adocicado. Serve para acompanhar o pão de queijo, o café, com doce de leite ou sozinho mesmo. A iguaria pode ser comprada por valores médios de R$ 100,00 a peça de um quilo. Originário da região da Serra da Canastra, é produzido há mais de duzentos anos, sendo considerado pelos artesãos um "primo" distante do queijo de São Jorge, dos Açores e de Portugal, trazido pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro, mas com particularidades muito brasileiras.