Um dos ícones de sua geração, não só pelas inúmeras atividades profissionais mas como pelo seu ativismo em defesa do feminismo, a jornalista, escritora, atriz e ex-modelo Danuza Leão morreu nesta quarta-feira, dia 22, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. Ela sofria de enfisema pulmonar e estava internada na Clínica São Vicente. Capixaba de nascimento, Danuza se destacou desde cedo por sua beleza e charme nas passarelas, mas não resumiu sua carreira aos ensaios de moda e aos desfiles.
Arquivo Pessoal
Irmã da cantora Nara Leão, Danuza acompanhou desde o princípio o nascimento da Bossa Nova, já que sua irmã foi uma das protagonistas do novo gênero, embora tenha morrido muito cedo, aos 47 anos, em 1989. Danuza foi casada com o jornalista Samuel Wainer, fundador do extinto jornal Última Hora, com quem teve três filhos: Samuel Wainer Filho (1955-1984), Pinky Wainer e Bruno Wainer. Após a separação com Wainer, ela se casou mais duas vezes, com o cronista e compositor Antônio Maria e com o jornalista Renato Machado.
Eclética, aventurou-se também no cinema, tendo atuado em alguns dos principais momentos do Cinema Novo com o diretor Glauber Rocha. Filmou Terra em Transe (1967), onde contracenou com Paulo Autran, Paulo Gracindo, Jardel Filho, José Lewgoy e Glauce Rocha. Já em A Idade da Terra (1980), atuou ao lado de Norma Benguel, Geraldo Del Rey, Tarcisio Meira e Ana Maria Magalhães.
Arquivo Pessoal
Em 1992, Danuza Leão ficou nacionalmente famosa pelo seu trabalho como escritora. Seu livro de etiquetas sociais "Na sala com Danuza", liderou a lista dos mais vendidos durante um ano, e foi relançado na versão 2 em 2004, com igual resultado junto aos leitores.
Embalada pelo retorno do público, ela escreveu o "Quase tudo" (2005), um livro de memórias, que recebeu o Prêmio Jabuti; "Danuza Leão fazendo as malas" (2008), também ganhador do Prêmio Jabuti; "Danuza Leão de malas prontas" (2009); e "É tudo tão simples" (2011).
Atuando como jornalista, foi colunista de diversos veículos, como Jornal do Brasil, da Folha de S. Paulo e do caderno ELA, do jornal O Globo, onde escrevia sobre assuntos variados, desde comportamento e relacionamento, até família e dicas de etiqueta.