Imagem: Divulgação
Elio Gaspari diz que Bolsonaro não conseguirá dar golpe se perder feio para Lula

Elio Gaspari diz que Bolsonaro não conseguirá dar golpe se perder feio para Lula

Marco Damiani

Conhecedor dos militares, Elio Gaspari diz que Bolsonaro não conseguirá dar golpe se perder feio para Lula; mas ressalva: "Mesmo essa afirmação é temerária"

Em sua coluna na Folha de S. Paulo, o jornalista Elio Gaspari, autor de vários livros sobre a ditadura militar, afirma que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não tem forças para dar um nove golpe militar.

"Num exercício de quiromancia política pode-se dizer que são mínimas as chances de um golpe nos dias seguintes a uma possível vitória de Lula nas próximas eleições", afirma Gaspari.

"Mesmo assim, essa afirmação é temerária quando o presidente da República sopra ventos golpistas e o ministro da Defesa, ex-comandante do Exército, repreende o Tribunal Superior Eleitoral. Admita-se, portanto, que existem pessoas preferindo um golpe. Para quê?", questiona.

Segundo Gaspari, o clima para um golpe "não existe hoje", assim como os sinais de recuperação da economia.

"Hoje, o que há no bufê é um presidente que depois de flertar com a indisciplina de policiais militares, demitiu três presidentes da Petrobras para derrubar o preço dos combustíveis e um ministro da Economia que, com uma inflação de dois dígitos, sugere o congelamento voluntário de preços aos supermercados", escreve o jornalista.

"Como disse o general Hamilton Mourão em julho de 2018, quando o ex-capitão Jair Bolsonaro cavalgava os sonhos da direita nacional: 'Existe certo radicalismo nas ideias, até meio boçal'. Passaram-se quatro anos e a boçalidade avançou.

Br2Pontos