Gero Fasano | Imagem: Divulgação
Histórias e receitas saborosas estão no novo livro do Fasano

Histórias e receitas saborosas estão no novo livro do Fasano

A história centenária do restaurante Fasano já foi contada em outras publicações, feitas inclusive pela própria família e a mesma editora, a DBA. Agora, o mesmo grupo de pessoas traz "Fasano, dal 1902...", com relatos atuais e antigos da família de imigrantes italianos que escolheu o Brasil para viver e trabalhar.

São histórias entremeadas por receitas e muitas fotos, em um trabalho assinado pelo restaurateur Rogério Fasano, o Gero, mais o jornalista carioca Luciano Ribeiro. Há 40 anos tocando os negócios da família, Gero, de 60 anos, conta desde chegada do milanês Vittorio Fasano ao país até a recente abertura do Hotel Fasano no ano passado, em Nova York.



Rogério Fasano - Divulgação

Quando inaugurou a Brasserie Paulista, na Praça Antônio Prado, no centro, em 1902, o milanês Vittorio Fasano recebia figurões da sociedade que chegavam ao local em charretes. Começava aí a trajetória daquela que se tornaria a maior grife da mesa brasileira de gastronomia.

Ruggero, filho de Vittorio, deu continuidade ao negócios da família e os fortaleceu. Entre as décadas de 40 e 60, teve sete restaurantes e confeitarias. No fim dos anos 50, durante a inauguração da casa que ficava no terraço do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, recebeu o então presidente Juscelino Kubitschek. Pela casa com visão panorâmica da Paulista, onde hoje se localiza o Blue Note, passaram também nomes como o cantor Nat King Cole e a atriz Marlene Dietrich, no final da década de 1960.

Rogério entra nessa história no início dos anos de 1980, quando, estudante de cinema em Londres, descobre que o pai, Fabrizio, estava à beira da falência. Ele retorna ao Brasil e passa a se dedicar integralmente aos negócios da família. A partir daí, reconstrói a infraestrutura que dá origem a um, dois... um poderoso grupo de restaurantes, hoje também envolvido com a rede de hotéis que leva o nome da grife. São os restaurantes Fasano, Gero, Parigi, Trattoria, Bistrot Parigi e Gero Panini, mais a rede hoteleira que alcança o interior paulista, Rio, Uruguai e agora os Estados Unidos.