Rich Strike | Imagem: Divulgação
Rich Strike retorna em Belmont para provar que não é só um azarão

Rich Strike retorna em Belmont para provar que não é só um azarão

Ausente do Preakness Stakes, o campeão do Kentucky Derby (G.1) Rich Strike é a grande atração do Belmont Stakes (G.1) neste sábado, no hipódromo de Belmont, nos arredores de Nova York. Mesmo que a tríplice coroa não esteja mais em jogo este ano, é muito aguardado o retorno do filho de Keen Ice e Golden Strike, por Smart Strike, de criação da Calumet Farm e propriedade de RED TR Racing, que o comprou no ano passado por US$ 30 mil em um páreo de claiming.

Depois de sua improvável mas consolidada vitória no Kentucky Derby, quando era cotado a 80/1, Rich Strike foi poupado do Preakness, numa decisão criticada por muitos apostadores mas defendida por outros tantos turfistas, que aplaudiram o descanso dado ao potro diante do calendário puxado. Na segunda prova da tríplice coroa, o vencedor foi Early Voting, filho de Gun Runner e Amor d'Eté, por Tiznow, terceiro mais apostado.

No páreo deste sábado, apenas Mo Donegal e Barber Road, que correram o Derby em Churchill Downs, estão inscritos. Entre os participantes do Preakness, voltam Creative Minister (que foi o favorito) e Skippylongstocking. Além da ausência de Early Voting, também foi notada a não inscrição de Epicenter, o "runner-up" dos ganhadores das duas primeiras provas da tríplice coroa.

O campo do páreo em 2.400 metros, pista de areia, ficou assim formado: 1) We The People (2/1), com Flavian Prat; 2) Skippylongtocking (20/1), com Manuel Franco; 3) Nest (8/1), com Jose Ortiz; 4) Rich Strike (7/2), com Sonny Leon; 5) Creative Minister (6/1), com Brian Hernandez Jr.; 6) Mo Donegal (5/2), com Irad Ortiz Jr.; 7) Golden Glider (20/1), com Dylan Davis; e 8) Barber Road (10/1), com Joel Rosario.

O favoritismo de We The People se explica pelo fato de o filho de Constitution ter sido reservado especialmente para essa corrida em distância mais alentada. E por ter vencido justamente a prova preparatória, o Peter Pan Stakes (G.3), em 1.800 metros, na raia de areia de Belmont Park.