"O Pássaro do Oriente"- "Earthquake Bird", Reino Unido, Japão, Estados Unidos, 2019 Direção: Wash Westmoreland, Netflix |
''O Pássaro do Oriente'', um suspense japonês, por Eleonora Rosset

''O Pássaro do Oriente'', um suspense japonês, por Eleonora Rosset

Aquela garota que sai do metrô, imersa na multidão, segue para seu trabalho. Semblante sério, veste-se acompanhando as cores neutras dos japoneses que a cercam. Ela é tradutora em uma editora em Tóquio, onde vive há 5 anos.

Há algo misterioso nela.

Na parede do escritório onde Lucy Fly (Alicia Wikander) trabalha há um cartaz da polícia. Uma americana desaparecida. Trata-se da amiga de Lucy que veio da América e se grudou nela. Não falava japonês, não sabia andar pelas ruas numeradas, não tinha emprego e o apartamento foi Lucy que arranjou para ela. Invasiva mas era alegre e divertida.

Policiais levam Lucy para um interrogatório. E, num longo flashback, vamos entender o que a fez vir morar do outro lado do mundo.

Lucy tocava violoncelo num quarteto de cordas. Um acidente fatal vai acontecer ali também.

E quando Lucy encontra na rua Teiji, um fotógrafo bonito mas excêntrico, se enamora dele. Parece que o perigo ronda Lucy. É com o namorado dela que Lily Bridges (RileyKeough), a americana do cartaz, se insinua. Numa boate Lucy assiste a uma dança erótica dos dois e fica brava e com ciúmes.

Mas aceita ir com eles numa pequena viagem. A cena mais bonita do filme é a do Monte Fuji, na primavera, tomando quase toda a tela.

Alicia Wikander é talentosa e passa o sentimento de solidão e mistério que cercam Lucy Fly. Ela se considera uma pessoa amaldiçoada. Acredita nisso e se isola, até para proteger as pessoas. Tem o coração cheio de culpa.

O título original do filme fala de um pássaro que só canta depois de um tremor de terra, tão frequentes no Japão. Para mostrar que sobreviveu. Tal qual a personagem Lucy Fly que também está viva, apesar dos "terremotos" trágicos que aconteceram em sua vida.

( O trailer está no meu blog: www.eleonorarosset.com.br )