Rainha Elizabeth II, em edição passada do Derby | Imagem: Divulgação
Epsom Derby integra a festa do Jubileu da Rainha Elizabeth II

Epsom Derby integra a festa do Jubileu da Rainha Elizabeth II


Hipódromo de Epsom

Disputado sempre no início do mês de junho há 242 anos, o Epsom Derby (G.1) é a grande atração de hoje nos 2.400 metros da pista de grama do hipódromo de Epsom, na Inglaterra. Com um prêmio de 909 mil libras esterlinas à espera do vencedor (cerca de R$ 5,4 milhões), a prova tem este ano duas homenagens previstas em seus festejos. A primeira é a comemoração do Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II, em seus 70 anos de reinado. A segunda, a recordação do jóquei Lester Piggott, o mito campeão de nove Derbies, que morreu domingo passado.

Mesmo que a rainha não compareça este ano - sua presença nos eventos do Jubileu tem sido bastante restrita devido à idade - Epsom se prepara para um grande páreo. Dezessete potros tiveram suas inscrições confirmadas, sendo que o provável favorito nas apostas será Desert Crown (Nathaniel e Desert Berry, por Green Desert). Treinado por Sir Michael Stout, o ganhador do Dante Stakes (G.2), em York, invicto em duas apresentações, terá a condução do jóquei Richard Kingscote.


Jóquei Ryan Moore reverencia a memória de Lester Piggott

A poderosa Godolphin, do sheik Mohammed Al Maktoum, contará com um esquadrão nas pistas, como de costume. Nations Pride (Teofilo e Important Time, por Oasis Dream), ganhador clássico em Newmarket e do Jumeirah Derby, em Meidan, Dubai, será pilotado por William Buick. O trio treinado por Charles Apleby contará também com Walk of Stars (Dubawi e Sound Reflection, por Street Cry), segundo no Derby Trial, com o jóquei James Doyle; e Nahammi (Frankel e Final Stage, por Street Cry), vencedor do Riband Trial, que contará com a direção de Adam Kirby.


Desert Crown, provável favorito do Derby

Por sua vez, o irlandês Aidan O'Brien também ratificou três potros para a prova. O treinador da Coolmore terá Star of India (Galileo e Shermeen, por Desert Style), recente ganhador do Dee Stakes, em Chester, com o jóquei Seamie Heffernan. O segundo nome do grupo é o de Changingofftheguard, potro com nome propício às homenagens à Rainha.

Trata-se de mais um filho do consagrado Galileo, em égua por Excellent Art, invicto em duas saídas este ano e que vem de vencer o Chester Vase Stakes (G.3). Seu jóquei será Wayne Lordan. Fechando o lote, aparece Stone Age (Galileo e Bonanza Creek, por Anabaa), também invicto em duas apresentações este ano e que vem ganhar o Derby Trial (G.3) de Leopardstown, com o veterano jóquei Ryan Moore.