Imagem: Divulgação
Macron derrota Le Pen na eleição presidencial da França

Macron derrota Le Pen na eleição presidencial da França

O presidente francês Emmanuel Macron, 44, foi reeleito neste domingo, dia 24, de acordo com projeções baseadas em apurações antecipadas. Macron obteve 58,2% dos votos estimados, enquanto a líder de extrema-direita Marine Le Pen ganhou 41,8%, de acordo com uma projeção da empresa de pesquisas Ipsos.

Macron, do partido centrista Em Marcha, se torna o primeiro presidente francês a garantir um segundo mandato desde 2002, quando o então presidente Jacques Chirac, também um representante do centro, derrotou o pai de Le Pen, Jean-Marie Le Pen, em uma vitória esmagadora.

O domingo marcou a segunda derrota consecutiva de Le Pen nas eleições presidenciais desde que seu pai, que foi condenado por antissemitismo, entregou a liderança da Frente Nacional a ela uma década atrás. Em 2017, ela perdeu para Macron por 32 pontos percentuais depois de pedir que a França deixasse o euro, uma postura que assustou os eleitores franceses.

As eleições parlamentares de junho marcarão um novo teste e embate entre Macron e Le Pen. Em 2017, candidatos ao parlamento em todo o país para o então nascente partido de Macron seguiram seu caminho, garantindo a maioria para ele. Desta vez, tanto Macron quanto Le Pen enfrentarão forte concorrência do partido do candidato de extrema-esquerda Jean-Luc Melenchon, que quase se classificou para o segundo turno presidencial depois de obter 22% dos votos no primeiro turno, dia 10 de abril - menos de 2% de diferença para a candidata de ultra-direita.

Ir para IPO News