Imagem: Divulgação
Angeli interrompe carreira de cartunista devido à afasia

Angeli interrompe carreira de cartunista devido à afasia

O cartunista paulistano Arnaldo Angeli Filho, o "Angeli", anunciou nesta quarta-feira, dia 20, via redes sociais, que está se aposentando das suas produções de charges para o jornal Folha de S. Paulo. Considerado um dos mais importantes cartunistas e desenhista de quadrinhos no Brasil, ele foi diagnosticado com afasia progressiva primária.

Há poucos dias, o ator norte-americano Bruce Willis também declarou sua aposentadoria devido ao mesmo diagnóstico. O famoso intérprete de "Duro de Matar" vinha mantendo uma carreira bastante ativa aos 67 anos, com participações na franquia "Os Mercenários" e em outros filmes. A afasia é uma doença neurodegenerativa que prejudica a comunicação. Conforme evolui, pode chegar a incapacitar a expressão verbal ou escrita.

Criador de personagens antológicos das HQs brasileiras, como Rê Bordosa, Bob Cuspe e Wood & Stock, Angeli, de 65 anos, confirmou a notícia em sua conta de twitter. Pela mesma plataforma, a cartunista e chargista Laerte comentou: "Ele foi diagnosticado com afasia e, assim, passará a trabalhar e produzir mais tranquilamente neste novo momento de vida. 'Encerra como cartunista, mas não como artista', colocou @cguaycuru, companheira de Angeli. Eles mantém um site sobre o artista, que também tem uma loja online (@galeriaangeli)"