Imagem: Divulgação
Chapada Diamantina, viagem de aventura, por Yeda Saigh

Chapada Diamantina, viagem de aventura, por Yeda Saigh

É uma viagem diferente e muito relaxante para quem gosta de aventuras.


Recomendo muito a Agência Venturas e Aventuras, muito organizada, com larga experiência em viagens sob medida para aqueles que gostam de curtir a natureza; têm pacotes prontos incluindo o roteiro, hospedagem, traslados e todos os passeios.



Vista do Morro do Pai Inácio
Foto Yeda Saigh

Saímos de S Paulo para Salvador. Chegada e embarque com destino à Lençóis na Chapada Diamantina. Desembarque no aeroporto de Lençóis, recepção e traslado (22 km entre asfalto e pedra - 20mns.) para o hotel escolhido. No final da tarde visita ao Morro do Pai Inácio (traslado 25km no asfalto - 20mns; caminhada em aclive 15mns.). Retorno para Lençóis. Pernoite em Lençóis.



Passeios


Morro do Pai Inácio

Conhecido como o cartão postal da Chapada Diamantina, realmente muito bonito, vista deslumbrante. A subida é puxada, mas com muita atenção e calma dá para ir até o topo e vale a pena porque o panorama que se descortina lá do alto é de tirar o fôlego. O passeio demora umas 2h30 ao todo. Não deixe para descer no escuro, torna-se perigoso por causa das pedras.


Morro do Pai Inácio
Foto Yeda Saigh

Passeio feito a pé, saindo do hotel sempre subida, atravessamos a cidade em estilo colonial século XIX, muito charmosa, da época do garimpo, tinha até Consulado Francês! É o passeio mais próximo da cidade (1,5km) para ver um pedaço do rio Lençóis, que se desvia da montanha e corre sobre uma grande rocha formando várias piscinas naturais, onde se pode aproveitar para nadar e diminuir o calor do corpo.

Salão das Areias coloridas

É um passeio muito bonito, através de grutas semi-abertas de formação geológica sedimentária, tipo de rocha que se fragmenta com facilidade, daí as diversas cores das areias vistas ali. É dali que se tira a areia para fazer essas garrafas de areia colorida que se vende muito no Nordeste.

Dica - Não é necessário sair às 8hs da manhã, é mais confortável tomar o café da manhã com calma e sair mais tarde com o seu grupo e o guia.

Cachoeira do Serrano

Vista muito bonita, é o local mais próximo da cidade, lembrando que tudo foi fundo de mar há hum milhão e oitocentos mil anos!! Uma delícia para tomar um banho de água doce e dar uma descansada.

Poço Halley

Entre as muitas piscinas naturais, tomamos banho nesse poço. Uma pequena cachoeira ao lado permitiu sentar e ficar tomando jato d' água nas costas, super relaxante, ficamos descansando um bom tempo, o guia até tirou uma soneca!!


Cachoeira do Serrano e Poço Haley
Fotos: Internet

Cachoeirinha

Seguimos para uma outra cachoeira um pouco maior, bem bonita, águas mais claras que formam outra piscina natural. Também pode-se tomar um banho.

Pratinha

Região de formação calcária formada por milhares de micro conchas é por isso um verdadeiro oásis de águas cristalinas! É uma fazenda particular com um complexo de atrações para o turista:
  • Flutuação na caverna
    Com colete salva vidas, pé de pato e snorkling um guia leva pequenos grupos para apreciar o leito, as paredes e o teto da caverna. Muito relaxante pelo silêncio local.
  • Tirolesa
    Divino!! Não é muito alta, 15 mts. de altura, você cai no rio com aquele calor nada melhor! É muito divertido! Depois pode-se tomar sol numa prainha bem simpática.


Pratinha E Tirolesa
Foto Yeda Saigh

Gruta Azul

Caminhada de 15mns., ao lado da Pratinha, de setembro a novembro os raios do sol penetram pelas fendas da gruta e refletem na água um tom de azul muito bonito e intenso!


Gruta Azul
Foto Yeda Saigh

Lapa Doce

Outra caverna a 20mns de carro, descemos uma escada bastante íngreme com corrimão rústico, feito com troncos finos de árvore. É impressionante o tamanho das rochas, camadas que foram se juntando ao longo dos séculos. Depois mais um percurso de 1 km até chegar na caverna e 40 minutos para atravessar toda ela no escuro com lanterna.

Serra Paridas

Um complexo arqueológico com pinturas rupestres nas rochas. Fomos de carro, 20 mns., o lugar é lindo, parece uma paisagem do outro mundo. Na entrada tem uma porteira com cadeado e corrente, o guia taxista tinha a chave! O local dos desenhos são duas enormes rochas protegidas por uma cerca: você vai dando a volta e vendo as pinturas. A vista de lá é belíssima!!


Inscrição Rupestre semelhante ao "E.T."
Foto Yeda Saigh

As inscrições nas pedras têm mais de 8000 anos de idade!!! Vimos um desenho de um ET, idêntico ao do filme do Spielberg, o que deixou nossa imaginação voar! São desenhos bem simples da vida do dia a dia, animais variados, ferramentas, homens, tudo em tons de laranja. Ao lado da casa sede do sítio arqueológico fica o atelier do vigia Adailton - (75) 9966-0391, artista autodidata que faz objetos de artesanato e alguns móveis, cadeiras, mesas, tudo bonito e muita ordem, até o banheiro é super limpo e muito bem arrumado.

Curiosidade

A Caverna de Chauvet, no sul da França, descoberta em 1994, é um dos mais importantes sítios arqueológicos de arte pré-histórica do mundo a reunir as pinturas antigas da humanidade. O cineasta alemão Werner Herzog esteve em cartaz na cidade de São Paulo com o filme 'Caverna dos Sonhos Esquecidos', exatamente sobre esse tema.

Orquidário

Também particular, muito interessante, 290 espécies diferentes de orquídeas. As típicas da Chapada são em sua maioria tão pequenas que dificilmente perceberíamos serem orquídeas.

Museu Garimpo

Com fotos do garimpo de antigamente em branco e preto, objetos de época como pequenas balanças de precisão, pinças e bateias.


ORQUIDÁRIO E MUSEU DO GARIMPO
Foto Yeda Saigh

Poço do Diabo

Várias cachoeiras no local, o almoço é em um pequeno restaurante na entrada. A descida pelo leito do rio é bem difícil. Aproveite a tirolesa, é uma delícia, e você cai direto no rio! Tem também rapel para quem gosta.

Mercado de artesanato

Um galpão na praça central de Lençóis, com vários artistas que vendem artesanato.

Hotel Canto das Águas

Ótimo, bem na entrada da cidade, bom gosto, uma piscina deliciosa com caramanchões para fazer massagem a tarde na volta dos passeios, o que é muito relaxante por que se anda muito morro acima e morro abaixo!! O hotel indica vários profissionais, eu escolhi uma moça argentina Maria José, que recomendo bastante, é muito boa. O restaurante é ótimo, tem um chef muito bom, Beto, e o serviço é impecável. Não deixe de tomar um suco na entrada do hotel: tem um café super moderno e bem montado.


Foto-8 - Hotel Canto das Aguas
Foto: Yeda Saigh

Pousada Villa Serrano

De bom gosto, com um belo café da manhã, a dona é super simpática, me mostrou todo o hotel que é muito bem montado. Seu marido e ela fazem parte do Edhen - Espaço de Desenvolvimento Humano e Natural - recomendo marcar uma sessão com ele, Nelson da Silveira, que atende no próprio hotel, é superinteressante.


Foto-9 - Villa Serrano
Foto Yeda Saigh

Hotel Portal Lençóis

Boa localização, quartos com terraço, bonita piscina ao ar livre e uma vista deslumbrante do Parque Nacional da Chapada Diamantina. É o único hotel cinco estrelas da cidade.

Alcino Estalagem e Atelier

Na entrada da cidade, uma pousada de charme, eleita pelo Guia 4 Rodas de 2013 como o mais famoso e melhor café da manhã de Lençóis. No atelier há peças de cerâmica bem simpáticas para comprar.

Para terminar duas frases tradicionais da Chapada Diamantina:

"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado e o último peixe for pescado vocês vão entender que dinheiro não se pode comer."

"Da gruta nada se tira a não ser fotografias. Nada se deixa a não ser pegadas. Nada se leva a não ser saudades."

Boa Viagem!

Ir para IPO News