Mostra no Rio traz 186 obras do pintor modernista Marc Chagall

Mostra no Rio traz 186 obras do pintor modernista Marc Chagall

Exposição no Centro Cultural Banco do Brasil-RJ vai até o dia 6 de junho. Depois segue para Belo Horizonte, Brasília e termina em São Paulo. Artista russo é apontado como um dos nomes mais importantes das artes plásticas no século 20.

Uma das grandes mostras do ano no Rio de Janeiro e em todo o Brasil começou na última quarta-feira, dia 16, no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio (CCBB - RJ). Formada por 186 telas, entre pinturas, gravuras e litografias, produzidas entre 1922 e 1981, a exposição "Marc Chagall: sonho de amor", percorre todas as fases de criação do artista nascido no final do século 19 na cidade de Vitebsk, atual território de Belarus, região hoje conflagrada em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia.

"As pinturas de Chagall retratam a força espiritual do amor - ele mesmo cita esse sentimento em várias ocasiões. E é o amor que o mobiliza ao longo da vida e o que o faz enfrentar todas as dificuldades que ele, desde muito jovem, precisou encarar. O amor pela cidade natal, pela família, pelas cores, pela religiosidade. Tudo isso está presente em suas criações", contou a organizadora da mostra, Cynthia Taboada, em entrevista ao jornal O Globo.




Dono de um estilo único da representação de formas e cores, Chagall funde elementos do folclore russo, temas religiosos judaicos e cristãos, além de percepções derivadas do universo circense, das flores e das cidades onde viveu - sobretudo de Paris, sua grande paixão.

Entre os trabalhos que fazem parte da exposição está o raro guache "O avarento que perdeu seu tesouro", de 1927, produção que dá início à série gráfica das 'Fábulas de La Fontaine", encomendada no final dos anos 1920 e impressa apenas em 1952.

Também fazem parte da mostra as gravuras coloridas à mão da série Bíblia, animadas por um sentimento de reconexão do artista com suas origens. Além disso, a exposição conta com litografias publicadas em 1954 na revista francesa "Derrière Le Miroir" - Edições 66, 67 e 68 - e "Marc Chagall: Paris", produzidas como uma homenagem à sua cidade preferida.


O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio - Imagem Riotur

A exposição está dividida em quatro módulos:


  • O primeiro é o 'Origens e tradições russas', onde suas obras refletem muito da tradição familiar que ele absorveu ao longo da infância e da adolescência;
  • O segundo é o 'Mundo sagrado', que traz influências de uma viagem que ele fez à Palestina com a família em 1931 - aqui, ele retrata uma série de cenas bíblicas e também do Êxodo. É a fase religiosa do trabalho de Chagall;
  • O terceiro módulo é 'O poeta com asas de pintor', onde o mundo do circo e da vida em Paris o leva a produzir telas muito coloridas;
  • O último se chama 'O amor desafia a força da gravidade'. Nele, o tema principal são os casais de namorados e noivos. Aqui, a força do amor está presente em todas as imagens.

Nascido em 7 de julho de 1887 na cidade de Vitebsk - atual território de Belarus, então parte do império russo - Chagall era o mais velho de nove irmãos. O artista teria uma vida quase centenária - ele morreria na França em 25 de março de 1985, pouco antes de completar 98 anos.

Chagall iniciou a vida artística na sua cidade natal. Em uma vida quase nômade, o artista viveu em São Petersburgo, então capital da Rússia, e posteriormente na França, Alemanha e Estados Unidos - partiu para a América do Norte para fugir da perseguição nazista aos judeus.

Apesar de ser caracterizado como um pintor modernista, e de ter flertado com o surrealismo, cubismo e fauvismo, o próprio Chagall, de fato, jamais se afiliou a nenhum deles.

"Ele teve um primeiro período na França, entre 1911 e 1914, onde conviveu com vários artistas e manteve um diálogo com todos esses movimentos, mas permaneceu um artista único. O repertório de Chagall é muito próprio, muito particular. Ele criou um método revolucionário para retratar as formas e as cores e isso não cabia em nenhum movimento específico", concluiu Cynthia Taboada.

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro, RJ;
Contatos: (21) 3808-2020 e ccbbrio@bb.com.br;
Quando: de 16 de março a 6 de junho de 2022;
O CCBB - RJ funciona às segundas das 9h às 21h, de quarta a sábado também das 9h às 21h, e domingo das 9h às 20h. O espaço não funciona às terças-feiras;
O acesso ao prédio é livre, mas os ingressos para o evento devem ser retirados na bilheteria ou previamente pelo site ou aplicativo Eventim. A entrada do público é permitida apenas com apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19;

Após deixar o Rio, a mostra seguirá para Brasília (28 de junho a 18 de setembro), Belo Horizonte (12 de outubro a 9 de janeiro de 2023) e São Paulo (1º de fevereiro a 10 de abril de 2023).