Medina Spirit crossing the line in the 2021 Kentucky Derby Medina Spirit, em sua vitória no Kentucky Derby de 2021. | Imagem: Jeff Roberson/AP
Medina Spirit é desclassificado “post-mortem“ no Kentucky Derby

Medina Spirit é desclassificado “post-mortem“ no Kentucky Derby

O cavalo Medina Spirit, campeão do Kentucky Derby (G.1) e que morreu em dezembro último - ainda um potro de três anos - foi oficialmente desclassificado da tradicional corrida disputada todos os anos em maio, em Churchill Downs. A decisão foi tomada pela direção do hipódromo do Kentucky depois de encerrada a sindicância por dopping a que o cavalo foi submetido.

Seu treinador, Bob Baffert, foi suspenso por dois anos para inscrever nas competições de Churchill Downs. Ele nega o dopping, entrou com recurso assim que foi anunciado a suspensão, e relacionou o ocorrido ao uso de uma pomada utilizada no tratamento diário de uma erupção cutânea no cavalo. Medina Spirit morreu em dezembro após sofrer um ataque cardíaco enquanto galopava na pista de treinamento de Santa Anita, na Califórnia.

O dono de Medina Spirit, Amr Zedan, titular do Zedan Racing Stables, não poderá assim receber o prêmio de US$ 1,8 milhão a que tinha direito. Mandaloun, que formou a dupla para Medina Spirit, foi declarado oficialmente o campeão da prova. Por coincidência, o novo ganhador do Kentucky Derby corre neste sábado a Saudi Cup, na Arábia Saudita. Não satisfeito com o resultado, Bob Baffert orientou seu advogado, Craig Robertson, a entrar com uma apelação contra as sanções estabelecidas por Churchill Downs.