Alain de Royer Dupré | Imagem: Divulgação
Alain de Royer Dupré, um dos treinadores mais premiados do turfe francês

Alain de Royer Dupré, um dos treinadores mais premiados do turfe francês

Perto de completar 100 vitórias em provas de Grupo 1, de um total de três mil êxitos em seu premiado currículo, o treinador francês Alain de Royer Dupré foi homenageado pela France Galop com um belíssimo vídeo que conta um pouco de sua história. Ele acaba de anunciar sua aposentadoria, após 53 anos de atividades ininterruptas.

Royer Dupré, de 77 anos, nasceu em Le Mans, terra também das corridas, mas de automóveis. Começou sua trajetória no turfe no Haras de Saint Lô, na Normandia, onde seu pai foi diretor da écurie. Depois trabalhou no Haras du Mesnil, de Mme Jean Couturié, até tirar sua própria matricula de treinador, em 1972, a princípio com cavalos de steeplechase em Nantes.

A partir de então, sua carreira decolou, servindo os haras do Aga Khan e do Barão Guy de Rothschild. Entre os principais cavalos que já treinou estão Zarkava, a excepcional égua ganhadora de cinco provas de Grupo 1, incluindo o GP Arco do Triunfo; Dalakhani, outro campeão do Arco; o derby-winner Darsi; o Merlbourne Cup winner, Americain; e o ganhador do Prix du Jockey Club Criterium de Saint-Cloud, Darshaan; entre outras centenas de ganhadores clássicos na França, Inglaterra, Alemanha, Austrália e Canadá.