Turfe do Kentucky se mobiliza para ajudar vítimas de tornados

Turfe do Kentucky se mobiliza para ajudar vítimas de tornados

A comunidade formada por dirigentes, criadores, proprietários e profissionais de turfe do Kentucky está mobilizada na ajuda às vítimas dos tornados que arrasaram algumas regiões desse estado do sudeste norte-americano. A maior cidade do estado é Louisville, onde se localiza o hipódromo de Churchill Downs - a casa do famoso Kentucky Derby.

Mais de 30 tornados atingiram alguns estados da região sudeste, principalmente o Kentucky, deixando um saldo de ao menos 88 mortos. Cidades como Mayfield e Dawson Springs foram seriamente afetadas. O presidente Joe Biden sobrevoou de helicóptero e caminhou por essas localidades, em socorro às milhares de vítimas desabrigadas.

Em Louisville, os estragos foram menores. O hipódromo de Churchill Downs foi atingido por um desses tornados na última quarta-feira, mas sofreu apenas alguns danos materiais, sem ameaçar funcionários, profissionais de turfe e os cavalos.




A comunidade, no entanto, mobilizou-se desde o primeiro momento. Os três hipódromos do estado - Churchill Downs, Turfway Park e Keeneland, cotizaram-se e juntaram algumas centenas de milhares de dólares. Apenas uma grande criadora local, Barbara Banke, da Stonestreet Farms, doou US$ 100 mil.

Entidades de turfe de outros estados, como Florida (Miami), Delaware e Ohio se juntaram aos esforços de ajuda ao Kentucky. Uma rede de restaurantes de Cincinatti, que patrocina um grande prêmio em Turfway Park, o Jeff Ruby Steaks (um trocadilho com a palavra original, stakes), doou outros US$ 100 mil.



"Kentucky é um estado conhecido por seu espírito generoso", contou Tonya Abeln, presidente da Churchill Downs Inc. Foundation. "Em Churchill Downs, nós não poderíamos fazer o que nós fazemos sem a força de nosso estado por trás. Hoje, nós estamos dando o suporte para nossos cidadãos kentuckianos, diante dos estragos feitos por esse desastre causado pela natureza", disse ela à revista especializada Bloodhorse.