Volkswagen dá cada vez mais sinais de que pode entrar na F-1

Volkswagen dá cada vez mais sinais de que pode entrar na F-1

Entrada da montadora alemã na Fórmula 1, em uma possível negociação com a McLaren, foi anunciada agora em novembro em primeira mão pelo site IPO News


CEO da Williams acredita em entrada da Volkswagen na F1: "Não participariam de reuniões se não fosse sério"

Em entrevista esta semana ao site Motorsport, publicada pelo site UOL, o CEO da Equipe Williams, Jost Capito, disse acreditar que o Grupo Volkswagen não perderia seu tempo participando de reuniões sobre os futuros regulamentos da Fórmula 1 se não considerasse seriamente uma entrada futura no esporte. Capito tem credenciais para afirmar isso, já que foi diretor de automobilismo da marca entre 2012 e 2016, supervisionando seu domínio no Campeonato Mundial de Rally.

A empresa visa uma participação potencial na categoria máxima do automobilismo sob o próximo ciclo de unidades de potência, com início em 2026, através de suas subsidiárias Porsche e Audi. Os chefes das duas marcas estiveram presentes em reuniões de alto nível este ano para discutir como serão as regulamentações futuras.

O vice-presidente de automobilismo da Porsche, Thomas Laudenbach, disse no início de novembro que as condições para a entrada da marca alemã na F1 estavam "se tornando realidade", mas que não podia "esperar muito" para tomar uma decisão final.

Questionado sobre o quão sério ele acreditava que o Grupo VW estava sobre ingressar na categoria no futuro, Capito disse: "Eu acredito que depende muito dos regulamentos, e os do motor para 2026 ainda não foram lançados. Acho que tudo depende disso."

"Eles participaram das discussões sobre a unidade, e eu não acho que eles perderiam seu tempo indo a essas reuniões, especialmente o CEO, sem pensar seriamente. No entanto, depende de quais serão os acertos finais. Se acharem que faz sentido, podem ir ao conselho e pedir uma decisão."

O Grupo VW foi vinculado a uma entrada potencial como fabricante junto a uma equipe existente, como a Red Bull, que montará motor próprio a partir do próximo ano - sendo apontada como possível parceira.

Outra possibilidade para a Volkswagen seria a aquisição da McLaren. A tradicional escuderia, que já teve entre seus campeões mundiais Ayrton Senna e Emerson Fittipaldi, negou informações de que havia sido adquirida pela Audi. O negócio foi divulgado em primeira mão no Brasil por IPO News.

Joe Capito acredita ser difícil para a Volkswagen estabelecer sua própria equipe, observando que marcas como Porsche e Audi já haviam trabalhado com parceiros para supervisionar o lado operacional dos projetos de rally e carros esportivos.