Viagem consagra Lula como líder de magnitude internacional

Um vídeo com seis minutos de duração circula pela internet, com um resumo da viagem do ex-presidente Luiz Ignácio Lula da Silva ao continente europeu. No total, foram quatro países visitados - Alemanha, Bélgica, França e Espanha - com grande repercussão no mundo político e junto à imprensa.

Na edição deste domingo do El País, Lula foi tema de entrevista com destaque na primeira página do influente jornal espanhol, onde falou sobre diversos assuntos relativos ao Brasil, ao mundo e a sua viagem, que começou pela Alemanha e depois ao Parlamento Europeu, na Bélgica.

No Parlamento, o ex-presidente fez um discurso que entusiasmou os políticos presentes ao fórum localizado em Bruxelas, sendo depois recebido pela imprensa para uma entrevista coletiva, onde conversou longamente com os jornalistas e, em especial, com a equipe do Global Progressive Forum (GPF).

Durante sua passagem pelo Parlamento, Lula também encontrou-se com Josep Borrell Fontelles, vice-presidente da Comissão Europeia e Alto Representante da União Europeia para Assuntos Externos.

Na primeira etapa da viagem, na Alemanha, Lula visitou Olaf Scholz, recente vencedor da eleição e que agora negocia a formação de seu governo como primeiro-ministro. Lá também esteve com Martin Schulz, presidente da Fundação Friedrich Ebert e ex-presidente do Parlamento Europeu.

Em sua volta pela Europa, Lula foi recebido com honras de chefe de estado pelo presidente Emmanuel Macron, da França; no mesmo país, reuniu-se também com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Para encerrar com chave de ouro a visita à "Cidade Luz", ele recebeu o prêmio "Coragem Política 2021", concedido pela prestigiosa revista Politique Internacionale.

Ao chegar a Espanha, Lula teve dois encontros muito importantes. Primeiro com o ex-presidente José Luis Rodríguez Zapatero, durante o seminário Cooperação Multilateral e Recuperação Regional Pós-Covid-19", em Madri. Depois, o ex-presidente brasileiro, que hoje lidera todas as pesquisas de intenção de voto para a eleição de 2022, se reuniu com o atual presidente Pedro Sánchez, que o recebeu no Palácio de Moncloa, sede do governo espanhol.

Por ultimo, ainda na capital espanhola, foi o principal convidado do ato "Construir o Futuro - Desafios e Alianças Populares", encontro que reuniu lideranças de partidos de esquerda, organizações sindicais e políticos progressistas europeus na Casa America, em Madri.


Vídeo: Ricardo Stuckert