Irwin, com Francisco Leandro, conquista Derby Argentino

O potro Irwin, com o jóquei brasileiro Francisco Leandro, conquistou o Gran Prêmio Nacional (G.1), o Derby Argentino, disputado ontem, no hipódromo de Palermo, em Buenos Aires, com dotação de 21 milhões de pesos (R$ 1.166 milhão), sendo 10 milhões (R$ 555 mil) ao primeiro colocado.

Foi uma vitória tranquila para Leandro, cearense de Sobral, que começou carreira em Cidade Jardim e se tornou o melhor jóquei da Argentina nas últimas temporadas, ganhador das duas mais recentes estatísticas. Ganhador do Polla de Potrillos (G.1), Irwin avançou no início da reta de chegada e garantiu facilmente mais um êxito para o Stud Volver ao Futuro. Treinado por Javier Fren, Irwin é de criação do Haras Caranpangue.

Storefront, com Juan Villagra, atropelou e formou a dupla, distante nove corpos. Foi um excelente resultado para esse potro ainda perdedor, que bateu inclusive ganhadores de prova de Grupo 1. Em terceiro finalizou Shy Friend, com Juan Noriega, o ponteiro que perdeu muito terreno na reta final; Beatle Francês, montado por Gustavo Calvente, completou o placar. O tempo foi de 2'34"80 para os 2.500 metros, na pista de areia.