Imagem: "Cenas de um Casamento"- "Scenes From a Marriage", Estados Unidos, 2021, Direção: Hagai Levi, HBO Max
''Cenas de um Casamento'', por Eleonora Rosset

''Cenas de um Casamento'', por Eleonora Rosset

Hoje em dia, casamento que dura 10 anos é considerado um bom casamento estável. Mas e se um dos dois resolve que quer mais da vida, que não está convencido de ter experimentado tudo aquilo que queria viver, que a relação é até confortável mas chata?


Pois isto é o que aconteceu com Mira e Jonathan (Jessica Chastain e Oscar Isaacs, ambos maravilhosos atores), os dois em torno dos quarenta anos. Eles tinham tudo para ser felizes, sem muitos questionamentos.
 
O fato de Mira ser a provedora da casa parece que não é caso para mágoas entre eles. Ela é vice-presidente de uma empresa de tecnologia e tem pouco tempo para a família, a filha de 5 anos e o marido. Mas quando está em casa mima Ava e há carinho entre o casal.

Jonathan é professor de filosofia numa universidade e ótimo pai para a filha única do casal. Tem mais tempo livre e fica em casa com a menina, trabalhando em suas aulas, sempre disponível e tranquilo.
Mas, percebemos que há algo que preocupa Mira, desde o começo, quando respondem a uma entrevista sobre o casamento, para uma tese de uma aluna da universidade.

O casal vai passar por um trauma aparentemente sem consequências mas 9 meses depois foi o momento escolhido por Mira para querer por um ponto final no casamento. Jonathan é pego desprevenido e fica assustado com a súbita decisão de sua mulher.

Os dois passaram por algo perigoso sem dar a devida atenção e tempo para reflexão.

São 5 episódios com a passagem do tempo sendo percebida por detalhes como um corte de cabelo, novos interesses da filha e curiosidade sobre os novos parceiros de ambos.

Mas uma coisa é certa. Ao longo dos encontros vemos que existe ainda entre eles aquela química de antes. Mira, principalmente, mostra que deseja o marido mesmo que já esteja vivendo com outro homem.

A série da HBO Max inspirada em obra do diretor sueco Ingmar Bergman dos anos 70, levanta questões importantes e que forçosamente ficam sem resposta. Não há manual para conseguir um casamento perfeito. É tudo uma questão de um jogo interno de emoções que instiga a querer ficar ou partir. E pode haver arrependimento.

É interessante notar que numa das cenas finais ouvimos baixinho a canção "Retrato em Branco e Preto" de Chico Buarque: "Já conheço os passos dessa estrada..." Não por coincidência.

O roteirista e diretor israelense Hagai Levi optou por uma solução original para cada início de episódio. Vemos os cenários e a chegada dos atores para a cena a ser filmada. E no final, os dois atores terminam e saem abraçados pelo estúdio, sorridentes, cada um indo para o seu camarim.

Seria isso um aceno para a importância da amizade e cumplicidade em um casamento como comentário do diretor? Talvez. O certo é que é difícil encontrar uma resposta à pergunta sobre como conseguir um casamento feliz.

Cada um vai ter que encontrar sua proposta.

(O trailer está no meu blog: www.eleonorarosset.com.br)