Imagem: Divulgação
Empresas da XP e do Itaú reforçam áreas de criação de conteúdo

Empresas da XP e do Itaú reforçam áreas de criação de conteúdo

A XP anunciou hoje a criação de uma nova empresa, a im+, que reúne dois negócios do mesmo grupo: o InfoMoney, um dos maiores sites especializados em notícias financeiras do país; e a Fliper, plataforma voltada a investimentos. A nova companhia nasce com mais de 150 colaboradores dos mais diversos perfis, como jornalistas, profissionais de tecnologia, engenharia de dados e marketing.

A proposta da XP é a de reunir em um só meio conteúdo de qualidade, dados e tecnologia, com uma visão consolidada de finanças e investimentos que junta a visibilidade do InfoMoney, que hoje apresenta cerca de 18 milhões de acessos mensais, com os mais de 500 mil usuários da Fliper. O primeiro resultado prático dessa união é o lançamento do aplicativo im+, disponível para acesso sua fase beta já a partir desta quarta-feira. O novo app será gratuito e acessível em smartphones com sistema operacional iOS e Android.

Com ele, o usuário terá acesso a diversas funcionalidades como gestão de finanças automatizada (com receitas e despesas, consolidador de cartões de crédito), consolidação automática de seus investimentos, notícias e cotações do InfoMoney em tempo real e outros recursos.

Também hoje, o Banco Itaú lançou a plataforma Inteligência Financeira, em parceria com a Editora Globo, que ficará responsável pela produção de conteúdo destinado ao público investidor. Para esse leitor, o novo veículo trará textos, vídeos e podcasts voltados a investidores mais experientes ou então novatos na matéria. Em uma segunda etapa, o projeto direcionará seus usuários para os serviços financeiros oferecidos pelo Itaú.

A redação ficará a cargo de jornalistas contratados pela Editora Globo e, segundo anúncio do Itaú, terá independência editorial para falar inclusive sobre concorrentes do banco. Como diferencial para atingir um grande público, Inteligência Financeira terá seu conteúdo distribuído pelos veículos do Grupo Globo, como os jornais Valor e O Globo e o portal G1, além de inserções semanais no canal GloboNews.

Coincidentemente, XP e Itaú fizeram um desligamento recente de uma sociedade chamada XPart, que possuía ações do Itaú Unibanco na XP. Essas ações foram recompradas pela XP, com o final da sociedade entre as duas instituições financeiras.

Os lançamentos de hoje mostram uma tendência cada vez mais forte de aposta em produção de conteúdo por parte das empresas. Além de XP e agora Itaú, o Banco BTG também vem apostando suas fichas no setor, como mostra a recente junção do site Money Times e da plataforma de investimentos e cursos Empiricus, ambos os negócios de propriedade do banco.