Três ex-presidentes e outras personalidades políticas também participarão do evento | Imagem: Miguel Henriques/Unsplash
#Diálogo, a vacina contra a intolerância, escreve Moreira Franco

#Diálogo, a vacina contra a intolerância, escreve Moreira Franco

MDB, PSDB, DEM e Cidadania promovem evento para debater defesa democrática e demais assuntos

O Brasil vive um momento de intransigência política e ataques frequentes às instituições democráticas tão inimaginável quanto a pandemia. A queda-de-braço entre os Poderes da República aumenta a inquietude em cenário polarizado onde, infelizmente, naturaliza-se a radicalização. Aos políticos, cabe a reflexão sobre seu papel e a pergunta sobre o que tem feito para mudar esse roteiro perigoso, nada saudável à democracia.

Os partidos políticos são representantes do pluralismo de ideias, e precisam exercitá-lo na construção de alternativas ao caos. A hora é de união para mudanças administradas com respeito e debate entre os diferentes pontos de vista e ideologias. É com negociação e espírito republicano -sem bravatas ou ameaças de ruptura antidemocrática- que a sociedade progride em direção ao bem-estar de todos, aliado ao desenvolvimento da nação.

Convictos de que nossa cultura política é fundada no entendimento e atentos ao clamor popular pela retomada do equilíbrio, 4 dos maiores partidos do país aliaram-se em um movimento para fortalecer a democracia. MDB, PSDB, DEM e Cidadania têm, cada um, sua leitura sobre o Brasil e, claro, diferenças. Mais importante, contudo, é o ponto de convergência: a preservação das instituições da República em convivência harmônica. Sangra o coração da nação qualquer projeto que se aventure a manchar nossa liberdade.

Eis que convidamos toda a sociedade a sentar-se virtualmente à mesa de negociação para uma desintoxicação dos agudos histriônicos. Neste mês, entre os dias 15 e 27, começaremos o ciclo de debates Um Novo Rumo Para O Brasil, com 9 encontros entre brasileiros de notável saber em suas áreas para o exercício salutar e, lamentavelmente fora da moda, da troca de ideias.

Como recomenda a precaução com a pandemia, não será presencialmente, mas por site específico do evento, ao vivo, sempre das 18h30 às 20h. O eixo central é a defesa da democracia, com foco em assuntos que vão além da política e são de interesse nacional, como crise fiscal, segurança pública, educação, saúde, diversidade, meio ambiente, desenvolvimento sustentável e política externa.

3 ex-presidentes da República (Michel Temer, Fernando Henrique Cardoso e José Sarney) e um ex-ministro da Defesa e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (Nelson Jobim) abrem com verniz as discussões com especialistas. Como se diz, "o conversado não sai caro" e ainda gera riqueza intelectual ao nosso tão gigante quanto fabuloso país, seja em gente diferente e natureza. Acreditamos e praticamos o exercício democrático como a melhor vacina contra tudo o que desconstrói e abana fogo para o país arder. Não perca a sua dose.

Poder 360
https://www.poder360.com.br/opiniao/brasil/dialogo-a-vacina-contra-a-intolerancia-escreve-moreira-franco/