Daniel Dias | Imagem: Divulgação
Jogos Paralímpicos terminam com o Brasil em sétimo lugar

Jogos Paralímpicos terminam com o Brasil em sétimo lugar

Os Jogos Paralímpicos terminaram neste domingo, dia 5/09, em Tóquio, com o Brasil figurando em destacado sétimo lugar no quadro geral de medalhas - desempenho acima do esperado e cumprindo a meta que era ficar entre os Top Ten da competição global. A China foi a campeã, com um total de 207 medalhas, sendo 96 de ouro. Muito acima da segunda colocada, a Grã-Bretanha, com 124 medalhas, 41 de ouro. Estados Unidos, Comitê Russo e Holanda completaram os seis primeiros lugares no ranking.

O Brasil encerrou sua participação com 22 medalhas de ouro, 20 de prata e 30 de bronze, totalizando 72 medalhas. Um dos principais artífices dessa campanha foi o nadador Daniel Dias, que cumpriu sua última Paralímpiada totalizando uma campanha de sucessivos recordes e 27 medalhas.

Novos nomes despontaram, como Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, nadador de apenas 19 anos. Carol Santiago, que aderiu ao movimento paraolímpico aos 30 anos e, aos 36, ganhou três medalhas de ouro na natação; Raimundo Nonato, artilheiro do time de futebol de cinco; Yesltsin Jacques, melhor fundista deficiente visual do mundo. Entre veteranos e jovens valores, a equipe brasileira deixa Tóquio com a marca de vencedora, já com o plano de preparar uma delegação ainda melhor para daqui a quatro anos, quando serão realizados os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Paris, França.