João Sayad | Imagem: Divulgação/Assembleia Legislativa de São Paulo
João Sayad, economista e ex-ministro, morre aos 75 anos em São Paulo

João Sayad, economista e ex-ministro, morre aos 75 anos em São Paulo

Um dos mais importantes economistas brasileiros, com atuação destacada na política, foi ministro, secretário estadual e municipal de governos do PT e do PSDB, trabalhando ativamente no processo de redemocratização do País.

O economista e professor universitário João Sayad morreu neste domingo, aos 75 anos, no Hospital Sírio Libanês, onde estava internado desde o dia 30 de agosto para tratamento hematológico e oncológico. Acometido por um câncer há pouco mais de 10 anos, Sayad, que faria 76 anos no próximo dia 10/09, estava afastado da vida pública mas vivia próximo à capital paulista, no interior do Estado.

Nascido em São Paulo, João Sayad formou-se em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) em 1967, e um ano depois já era professor da renomada escola paulista. Desde 1978, era professor livre-docente e, dois anos antes, doutor pela Yale University (EUA). Sua carreira na administração pública e na política começou em 1983, como secretário de Fazenda do Estado na gestão Franco Montoro - primeiro governador eleito democraticamente após o fim do Regime Militar.

João Sayad logo se destacou na política, assumindo em 1985 o ministério do Planejamento do primeiro governo federal pós-ditadura, encabeçado por Tancredo Neves e José Sarney. Logo depois, integrou a equipe que criou o Plano Cruzado (1986). Um hiato na vida pública, até voltar em 2001 para ser secretário municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico na gestão da prefeita Marta Suplicy. Depois, ainda seria secretário de Estado da Cultura de São Paulo no governo de José Serra e posteriormente presidente da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), na governo de Geraldo Alckmin.

Durante muitos anos, o economista também assinou a coluna Opinião Econômica, no jornal Folha de S. Paulo. Outra experiência na imprensa foi editar a revista Estudos Econômicos, do Instituto de Pesquisas Econômicas da USP. Foi ainda consultor do Banco Mundial, vice-presidente de Finanças e Administração do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e sócio-fundador do Banco SRL, depois rebatizado de Banco Interamerican Express, quando foi comprado pela American Express.

O velório do corpo de João Sayad será nesta segunda-feira, dia 6/09, entre 10h e 16h, na Funeral Home, à rua São Carlos do Pinhal, 376, Cerqueira Cesar, na capital paulista. O economista deixa a companheira, Tati, e as filhas Beatriz e Cecília, de seu primeiro casamento com Maria Lúcia Sayad (foi também casado, em segundas núpcias, com a empresária Cosette Alves).