"A Catedral do Mar"- "La Catedral del Mar", Espanha, 2018, Direção: Jordi Frades, Netflix |
“La Catedral del Mar“, uma série Netflix, por Eleonora Rosset

“La Catedral del Mar“, uma série Netflix, por Eleonora Rosset

Quer conhecer a vida que levavam as pessoas no século XIV, anos 1300, na Espanha?
Nessa série da Netflix, em oito capítulos, uma saga narra os fatos em torno à construção do maior templo dedicado à Virgem Maria até hoje, a magnífica Catedral do Mar, em Barcelona, cidade que fazia parte do reino de Aragão, no reinado de Pedro IV.


As pedras da Catedral do Mar eram trazidas da costa pela força dos braços e ombros dos "baxtaisos", homens que viviam da venda de peixes.

Esses pobres indivíduos ergueram a catedral movidos pela fé e revolta contra os nobres, senhores feudais, que humilhavam e exploravam a parte pobre dos habitantes da mesma cidade em que viviam. A eles era reservado o luxo da corte medieval, eram cidadãos de pleno direito e passavam seu tempo tramando guerras contra os vizinhos, pensando no próprio enriquecimento.

Os camponeses eram tratados como escravos pelos senhores feudais e serviam como soldados mal treinados nas guerras movidas a ganância e roubo.

O fato é tais guerras, ao invés do que pensavam na corte, só empobreciam mais ainda a cidade e os que nela habitavam.

A história começa quando o pai de Arnau Estanyol (Aitor Luna) é injustamente condenado à forca e a mãe entregue a soldados, deixando o menino órfão, tendo como companhia outro menino, Joan, maltratado pelo pai, que mantinha a mulher dele prisioneira, com o apoio das leis locais.

Os temas principais dessa história que retrata a vida em Barcelona vão ser a injustiça das leis que protegiam os nobres e a burguesia, que ansiava por títulos, o fanatismo religioso que levava à perseguição dos judeus e a Inquisição, em seu auge.

O amor é vivido por Arnau, um personagem bonito, corajoso e caridoso, que sofre com os obstáculos quase intransponíveis e intrigas que o atingem.

O par romântico de Arnau é Mar (Michellle Jenner de "A Cozinheira de Castamar") bela e órfã como ele que, mais velho do que ela, sofre nas mãos dos invejosos e traidores.

As locações são escolhidas com bom gosto e são muitas: Extremadura, Castilla La Mancha, Castilla Léon, Madrid, Aragón, Cataluña, Cáceres e Toledo.

A intolerância religiosa, a inveja e a ambição imperam na atitude e atos dos homens dessa história. Na presença da peste, que faz milhares de vítimas em Barcelona, poucos são os que estendem a mão para os necessitados. A natureza humana, difícil de ser domada, tem em Arnau uma exceção, sempre generoso e mostrando compaixão pelo próximo. Há na história um ensinamento moral e a condenação da inveja e da mentira.

E dá para pensar que, lá como cá, mudam-se as vestes e os cenários mas permanecem os defeitos humanos que levam sempre ao desastre.

(O trailer está no meu blog: www.eleonorarosset.com.br)