Exposição mostra arquitetura de Artacho Jurado em SP

Exposição mostra arquitetura de Artacho Jurado em SP

Na data que marca os 114 anos de seu nascimento - 4 de setembro - a Galeria da Cidade abre as portas para a exposição "Artacho Jurado no Desenho da Cidade", sobre a vida e obra desse arquiteto autodidata que projetou e construiu alguns marcos da capital paulista, como os edifícios Bretagne, Viadutos, Louvre, Piauí e Cinderela.

Difícil que os leitores não tenham conhecido ao menos uma dessas edificações. Elas estão presentes em bairros como Higienópolis e Centro, e chamam a atenção de outros arquitetos, engenheiros, moradores, turistas e estudantes de arquitetura e urbanismo. Em sua obra, Artacho Jurado desenvolveu um conjunto de ideias novas para o que se considerava moderno à época.



Exposição "Artacho Jurado no Desenho da Cidade". Foto © Clarissa Mohany/Divulgação

Além de um autodidata na profissão, João Artacho Jurado foi proprietário da Construtora e Imobiliária Monções, responsável pela construção de alguns dos prédios citados na abertura do texto e também na orla santista. Seus trabalhos ocorreram principalmente entre os anos de 1950 e 1960. Ele morreu em 1983, aos 76 anos, em São Paulo.

Seus prédios tinham estilo próprio e inconfundível, com detalhes requintados, muitas cores e espaços generosos desde as áreas de convivência do térreo até os terraços no alto das edificações. Sua linguagem extrovertida, que o levou a receber muitas críticas de conservadores, também trouxe elogios do quilate do crítico Décio Pignatari, comparando o arquiteto brasileiro ao catalão Antoni Gaudí.

A exposição abre no dia 4 de setembro de 2021 e segue até 31 de janeiro de 2022, com entrada gratuita. O horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 10h às 12h; e das 14h às 17h. A galeria fica na Escola da Cidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, à rua General Jardim, 65, Centro, SP