Rota do Vinho de São Roque, passeio perto da capital

Rota do Vinho de São Roque, passeio perto da capital

O município de São Roque, a 65 quilômetros da capital paulista pela rodovia Raposo Tavares, é conhecido como a Terra do Vinho, ou a Rota do Vinho, que recebe visitantes todos os finais de semana, durante as quatro estações do ano.

A principal via dessa rota é a Estrada do Vinho, que tem 10 quilômetros de extensão e uma série de vinícolas, restaurantes e lojas de produtos da região. Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima são os dois outros caminhos que completam o programa.

Logo no quilômetro 2 da Estrada do Vinho, está localizada a Vila Don Patto, considerado o maior complexo gastronômico de São Roque. São diversos ambientes, como adega, empório, sorveteria, cafeteria, boulangerie e as duas principais atrações - os restaurantes de culinária portuguesa e italiana. Na adega, encontram-se os vinhos "Don Patto Terroir", além de outros rótulos nacionais e importados.

Seguindo um pouco adiante, no quilômetro 5,5, o restaurante Quintal das Alcachofras encontra-se situado em meio a uma exuberante plantação dessa iguaria apreciada em todos os cantos do mundo. Além dos pratos com a estrela da casa, há também um cardápio de peixes e bolinhos de bacalhau - uma atração para entrada ao lado do pastel de alcachofra.

Também por perto, no quilômetro 5, a Varanda do Prado Gastronomia Brasileira está localizada em meio a um trecho de mata atlântica que dá o tom interiorano ao restaurante. Carnes peixes, camarão, lula e aves fazem parte do cardápio, para serem acompanhados por cerveja ou um bom rótulo de vinho.

No quilômetro 1, na entrada da Estrada do Vinho, o passeio pode começar por uma degustação no Vinhos Frank, que trabalha com rótulos próprios desde 1965 mas tem tradição vinícola na região há mais de 80 anos. O restaurante foi inaugurado em 1990, com comida feita no fogão à lenha.

Outras opções de restaurantes e adegas podem ser vistas no site: www.roteirodovinho.com.br