Imagem: Reprodução
Pep Guardiola, à vontade em evento sobre finanças

Pep Guardiola, à vontade em evento sobre finanças

O premiado técnico de futebol Pep Guardiola foi um dos convidados a se apresentar para uma plateia virtual nesta terça, dia 25, durante o evento Expert XP. No painel "A Construção de um Time Vencedor", ele começou respondendo a uma pergunta sobre investimentos, declarando que se interessa por ganhar dinheiro com seu trabalho, não "ganhar dinheiro dormindo", segundo o site Metrópoles. De acordo com o site Seu Dinheiro, Guardiola ainda criticou mecanismos sociais que aumentam a pobreza entre os mais pobres e geram riqueza entre os mais ricos.

Depois da crítica, foi para a seara dos autores de livros de auto-ajuda: "Para ganhar dinheiro, o segredo é, trabalhe muito. Descubra uma coisa em que você é realmente bom, dedique-se a ela, seja o melhor que conseguir. Não acredite que é possível vencer sem esforço. Os resultados, com certeza, virão", disse ele ao Estadão.

Se vai funcionar com seus leitores (ouvintes), não se sabe. Mas Pep Guardiola tem um currículo que o autoriza a aconselhar os outros: atualmente é técnico do milionário clube inglês Manchester United (propriedade de um dos membros da família real de Abu Dhabi). Seu salário é estimado em 20 milhões de euros por ano, o que dá, por baixo, R$ 120 milhões. Ele está desde 2016 no Manchester, sendo que antes treinou com igual sucesso o Bayern de Munique (2013-2016) e o Barcelona, onde iniciou sua história de sucesso.

Como volante, Pep Guardiola passou a maior parte de sua carreira no próprio Barcelona, onde fez parte do time treinado por Johan Cruyff. Jogou também pela seleção espanhola e depois começou a treinar, primeiro o time B do clube catalão (2007-2008) e posteriormente a equipe principal (2008-2012), conquistando seguidas vezes as principais competições do mundo, como Liga dos Campeões e Mundial de Clubes.

Os jornalistas esportivos não perderam a oportunidade e perguntaram a Guardiola: "Qual o próximo passo na carreira?". Ele contou que tem contrato com o Manchester até 2023, e que depois sonha em dirigir uma seleção, sem especificar qual. Em tom de brincadeira, foi então questionado por Pedro Mesquita, diretor de investimento da XP e moderador da apresentação, sobre a possibilidade de se mudar para Belo Horizonte:

"Eu só vou atender um pedido de alguns amigos que me pediram para eu te fazer uma proposição, para que um dia você possa treinar o maior o maior clube do Brasil, o Cruzeiro Esporte Clube", disse Mesquita, que está à frente de um projeto recentemente anunciado de transformar o time mineiro em clube-empresa. Com bom humor, Guardiola respondeu: "Seguramente é um fã do Cruzeiro. Certamente é" (o clube joga a Série B do Campeonato Brasileiro, sendo atualmente o modesto 14° colocado entre os 20 participantes do torneio).