Tarcísio Meira | Imagem: Foto: Divulgação/TV Globo
Morre Tarcísio Meira, o último dos “Irmãos Coragem“

Morre Tarcísio Meira, o último dos “Irmãos Coragem“

O ator paulista Tarcísio Meira morreu nesta quinta-feira, dia 12/08, em São Paulo, onde estava internado havia seis dias no Hospital Israelita Alberto Einstein. Casado há quase 60 anos com a atriz Glória Meneses e pai do também ator Tarcísio Meira Filho, ele não resistiu ao avanço da Covid-19, que contraiu junto de sua esposa, ainda internada no mesmo hospital mas em bom estado clínico.

Tarcísio, de 85 anos, começou sua carreira praticamente junto da televisão brasileira, na TV Tupi. Em 1967, ele e Glória, já consagrados nas telas, entraram para a Rede Globo e continuaram suas brilhantes trajetórias. Em 1970, Tarcísio se consagrou como um dos três irmãos da novela Irmãos Coragem, ao lado de Cláudio Marzo e Cláudio Cavalcante, já falecidos. Engatando no horário do Jornal Nacional, as duas transmissões batiam recordes de 90% de audiência em todo território nacional.

Fez outras inúmeras novelas de sucesso, como Guerra dos Sexos (1983) Roda de Fogo (1986), O Rei do Gado (1996), Senhora do Destino (2004). Interpretou também Dom Pedro I no remake da novela Saramandaia, em 2013, tendo participado da primeira versão. Em 1972, foi Dom Pedro I no filme Independência ou Morte, quando contracenou com Gloria Meneses (Marquesa de Santos) e Tarcísio Filho (o jovem D. Pedro I).

Seus últimos trabalhos na TV foram as novelas de 2016, A Lei do Amor e Velho Chico, onde fez uma participação. Em Orgulho da Paixão, de 2018, interpretou Lord Williamson, um poderoso industrial inglês. No teatro, atuou até o ano passado, na peça O Camareiro, ao lado do ator Cassio Scapin, no Teatro Faap. Trabalho pelo qual ganhou o Prêmio Shell em 2016.