"Um Olhar do Paraíso"- "Lovely Bones", Estados Unidos, 2009, Netflix, Direção: Peter Jackson |
Um Olhar no Paraíso, com a excepcional Saoirse Ronan, por Eleonora Rosset

Um Olhar no Paraíso, com a excepcional Saoirse Ronan, por Eleonora Rosset

Este é um filme que conta com uma atriz excepcional, Saoirse Ronan, nascida em 1994 em Nova York e criada na Irlanda. Iniciou sua carreira na TV em 2003 e ganhou um Oscar aos 13 anos, pelo filme "Desejo e Reparação" de 2007. Ganhou o Bafta, o Oscar inglês, por "Um Olhar do Paraíso".

O diretor neozelandês Peter Jackson gosta de filmar histórias sobre realidades alternativas ("O Hobbit", "O Senhor dos Anéis") e baseou-se no livro de Alice Seboid, "Uma Vida Interrompida", para o roteiro.

Jackson criou imagens belíssimas de jardins com camélias cor de rosa, um milharal com segredos escondidos, um sumidouro, uma garota de bicicleta com calças de veludo amarela, um criminoso perverso e um cofre sinistro. Duas realidades diferentes e um ir e vir entre elas.

Susie Salmon, de 14 anos, é a vítima e também a narradora. Vamos ver a atriz interpretando a garota bonita, de olhos expressivos, inocente e curiosa. Criativa, tirava fotos com a máquina que ganhara no aniversário e dizia que queria ser fotógrafa quando crescesse.

Uma criança feliz, com pais jovens e amorosos (Rachel Weisz e Mark Wahlberg) e dois irmãos, Lindsey e Buckley (Rose Mcher e Christian Ashdale).

Susie tem uma avó excêntrica, prática e afetiva, ao mesmo tempo. Um papel que tem Susan Sarandon, que sempre faz de maneira genial seus personagens.

E a morte trágica vai ser encenada só em seus momentos prévios. Haverá vestígios de sangue mas não o corpo.

Stanley Tucci (indicado ao Oscar de coadjuvante) faz Harvey, vizinho da família Salmon, um homem perverso, de olho nas duas adolescentes. Mas não há cenas horripilantes, nem sexo.

Há sim, uma menina romântica que vai sair pela primeira vez com o menino mais bonito de sua classe. Ela sonha com esse momento. E o mais trágico é que esse sonho vai ser tirado dela. Em seu lugar, um pesadelo.

O filme tem uma encenação realista no mundo dos vivos e outra de sonho nas fronteiras do paraíso. Os cenários e a fotografia são bem caprichados e a produção de arte cria ambientes diferentes para os dois mundos de Susie. Um dos produtores executivos é nada mais, nada menos que o criativo Steven Spielberg. Preciso dizer mais?

E é essa mistura de beleza e sonhos interrompidos que prende a atenção e cria o suspense em "Um Olhar do Paraíso".

No título em inglês, "The Lovely Bones", a narradora Susie emociona quando fala das ligações que aconteceram quando ela já não estava mais lá entre os que ela amava. E, de maneira sóbria, diz:

"- Aprendi a pensar diferente do que eu pensava. O mundo sem mim."

Ela, assassinada aos 14 anos, completa:


"- Eu estive aqui por um momento. Desejo a todos uma vida longa e feliz."

O trailer está no meu blog:
www.eleonorarosset.com.br