Museu da Língua Portuguesa | Imagem: Divulgação
Museu da Língua Portuguesa reabre em SP

Museu da Língua Portuguesa reabre em SP

O Museu da Língua Portuguesa reabre neste sábado, dia 31 de julho, recuperado e restaurado depois de um grave incêndio ocorrido em dezembro de 2015. Localizado no prédio da histórica Estação da Luz, no centro da capital, o local retoma suas atividades com algumas exposições que já existiam antes, e outras novas.

A instalação Palavras Cruzadas, que mostra as línguas que influenciaram o português no Brasil é uma delas. Assim como a Praça da Língua, uma espécie de planetário do idioma, que homenageia a língua portuguesa escrita, falada e cantada em um espetáculo de imersão em som e luz.

Uma das novidades nessa reinauguração do museu é a mostra Língua Solta, que traz os diversos desdobramentos da língua portuguesa na arte e no cotidiano das pessoas. São 180 peças que vão desde os mantos bordados por Bispo do Rosário até uma projeção de memes do coletivo Saquinho de Lixo. No geral, serão mostradas pinturas, esculturas, cartazes, placas e até rótulos de cachaça do interior do Brasil.

Para visitar o museu em sua reabertura, o horário de funcionamento será de terça a domingo, das 9h às 16h30. Os ingressos poderão ser comprados pela internet (R$ 20,00 inteira e R$ 10 meia). A entrada será gratuita aos sábados e crianças até sete anos não pagam, embora seja necessária a emissão do ingresso on line. Mais informações no site oficial: www.museudalinguaportuguesa.org.br