Mayra Aguiar | Imagem: Divulgação COB
Mayra Aguiar conquista bronze em Tóquio

Mayra Aguiar conquista bronze em Tóquio

A judoca Mayra Aguiar conquistou na madrugada de quinta-feira, dia 29/07, a medalha de bronze na categoria até 78 quilos. Ela derrotou a sul-coreana Hyunji Yoon com um ippon após imobilizar a adversária. Com essa façanha, a atleta gaúcha de 29 anos torna-se a única brasileira dos esportes olímpicos individuais a ganhar três medalhas, pois já tinha obtido bronze em Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016).

Nos esportes coletivos, a única a ter conquistado também três medalhas foi a ex-jogadora de vôlei Fofão, que conquistou ouro em Pequim (2008), e duas de bronze em Atlanta (1996) e Sidney (2000).

Mayra Aguiar ainda tem chance de ganhar mais uma medalha, se for incluída pela comissão técnica na competição por equipes de judô. Por ter 29 anos, também poderá compor a equipe que irá a Paris, em 2024, caso prossiga em treinamento nos próximos anos.

Com mais essa subida ao pódio, o Brasil está na 19° posição na tabela, com uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze. O líder é o Japão, "dono da casa", que faz uma briga acirrada com China, em segundo, e Estados Unidos, em terceiro lugar.