Imagem: Getty Images
Variante Delta se intensifica e ameaça reinfectar os EUA

Variante Delta se intensifica e ameaça reinfectar os EUA

Para o médico norte-americano Scott Gottlieb, pico acontecerá entre fim de agosto e início de setembro. Para ele, é preciso rever conceitos de volta às aulas e volta aos escritórios.

Em entrevista esta semana à emissora CNBC, o médico norte-americano Scott Gottlieb fez um preocupante alerta para a população e a comunidade científica: o contágio causado pela variante Delta pode aumentar bastante e talvez muito antes do que todos esperam; o importante é intensificar as precauções desde já", disse o ex-diretor geral do Food and Drug Departament (FDA), o poderoso departamento federal que controla os medicamentos no País.



Scott Gottlieb - cnbc.com

"Eu creio que o ápice do fenômeno que nós estamos vendo crescer diariamente acontecerá em três ou quatro semanas", avisou, questionando o porque de não estar sendo feito no momento uma testagem em massa pelas autoridades.

Mais grave ainda, segundo o médico, é o risco do recrudescimento do surto de Covid-19 a partir da reabertura das escolas no período pós-férias de outono. É o que ele chama de "vetores de transmissão", como se viu com a variante B.1.1.7, descoberta primeiro na Inglaterra e agora batizada de Alpha.

Esse tipo de transmissão, que ocorre de maneira rápida, Scott Gottlieb teme que ocorra nas escolas. "Apenas usando máscaras, particularmente as máscaras de tecido, pode não haver a devida proteção dentro das salas de aula. É preciso que as escolas criem pequenos núcleos dentro das próprias salas, evitando aglomerações das crianças, para que façam suas atividades escolares e lanches".

O alerta do ex-diretor do FDA vale também para os adultos. "Se nós vamos pedir as pessoas para usar máscaras, temos que educa-las para que façam de uma melhor forma". Quanto à questão da volta aos escritórios, ele defende que se adie esse movimento: "outubro seria mais prudente do que retornar em setembro".

Hoje membro do conselho de vacinação do laboratório Pfizer, Scott Gottlieb, diz que, para a comunidade científica, a questão mais crítica do momento é descobrir como pessoas vacinadas podem ser reinfectadas. "Quando você está lidando com uma nova variante, que é potencialmente muito mais poderosa do que a cepa inicial, a infecção pode acontecer de forma mais disseminada, contagiosa e sem controle".

Neste momento, oficiais da área da saúde e da polícia em todo o País estão advertindo as pessoas para que voltem a usar máscaras, mesmo em localidades onde as taxas de contágio tem apresentado redução de casos. Perto de 162 milhões de pessoas foram vacinadas com o ciclo completo - cerca de 49% da população - notando-se uma queda no ritmo da vacinação nas últimas semanas.

O alerta feito pelo ex-diretor do FDC pode servir para outros continentes também. Segundo o Centro Europeu para a Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), a variante Delta será responsável por 90% dos casos de Covid-19 registrados em países da Europa até o final de agosto.