Imagem: Uefa.com
Squadra Azzurra é campeã da Eurocopa, em Wembley

Squadra Azzurra é campeã da Eurocopa, em Wembley

Em uma grande disputa, como não poderia deixar de acontecer quando essas duas seleções se encontram, a Itália derrotou nos pênaltis a Inglaterra e conquistou a Eurocopa 2021, em pleno estádio de Wembley. O jogo terminou empatado 1x1 no tempo regulamentar, e assim permaneceu na prorrogação. Somente na cobrança das penalidades é que a Squadra Azzurra foi mais feliz, com placar final de 3x2.

"It's coming Rome", foi o grito das comemorações dos italianos, depois da histórica vitória. A frase, em tom de provocação, foi proferida pelo capitão do time, o zagueiro Chiellini, enquanto posava para fotos com o cobiçado troféu da Eurocopa. Trata-se de um refrão, parte de uma música da banda britânica "Football's Coming Home", em alusão ao fato de o futebol ser uma invenção inglesa e agora estar retornando para casa, com a Eurocopa disputada em Wembley - catedral britânica do futebol.

A festa pelo título, que começou ainda em Londres e avançou noite adentro para Roma e outras cidades italianas, teve de tudo. Discursos, bebedeira e muita aglomeração em tempos de pandemia. Também teve palavras do Papa Francisco, que segue internado no Policlinico Gemelli, em Roma.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, o Pontífice, argentino de ascendência italiana, "compartilhou a alegria pela vitória das seleções argentina e italiana com as pessoas que lhe estão próximas", e ressaltou o "significado do esporte e de seus valores, especialmente a capacidade esportiva de aceitar a derrota".

Ainda segundo o porta-voz, o Papa disse que "apenas diante das dificuldades da vida, é possível estar sempre em jogo, lutando sem se render, com esperança e confiança".

Fã declarado do futebol, Jorge Mário Bergoglio é torcedor do San Lorenzo, time da primeira divisão na Argentina que tem sua sede no bairro de Flores, em Buenos Aires, onde nasceu o Papa, há 84 anos.