"Loucura de Amor"- "Loco por Ella", Espanha, 2021, Netflix Direção: Dani de la Ordem |
Loco por ella, um filme espanhol bem humorado, por Eleonora Rosset

Loco por ella, um filme espanhol bem humorado, por Eleonora Rosset

Tem muita gente que pensa como Adrian, um jornalista de Barcelona. Num bar, entre amigos, ele pontifica, dizendo que não adianta culpar a sorte, o destino ou o carma:


"- Fracasso? Basta a pessoa querer! Usar a força de vontade!"

Mal sabia o que estava por vir. Apostou com os amigos que iria sair com uma garota daquela boate, mas trombou com outra e a história desses dois começa assim (Alvaro Cervantes e Susana Abaitua).
Ela, que é bela, diz que não gosta daquele lugar e que vai embora. Muito falante, anuncia que quer um cara só para transar por uma noite e pronto:

"- Não gosto do dia seguinte."

Saem na moto dela, que corre como louca. Chegam num hotel e estava havendo um casamento. Ela mostra para Adrian todo o seu talento. Participam de tudo. Comem, bebem, dançam e até um discurso ela faz.

E vão acabar na suíte nupcial. E acontece a famosa noite única de Carla que sai na moto e deixa com Adrian, não um sapatinho de Cinderela, mas uma jaqueta. No bolso interno, o endereço da Clínica Los Sauces.

E ele vai atrás. Mas não consegue ver Carla e é expulso do lugar.

Acontece que Adrian está fascinado por Carla. Quer revê-la a todo custo. E um médico malandro vem a calhar. Assina a internação de Adrian na clínica. Isso é pura loucura.

E Adrian, que só queria o telefone dela, passa a ser um paciente internado e medicado. Bem, não propriamente, porque ele cuspia secretamente o remédio. Mas estava preso.

Adrian, que era jornalista de uma revista na internet, tinha prometido ao editor um artigo sobre doença mental, "O Lixo da Sociedade", contra os cuidados custosos ao Estado, causados por essas pessoas.
Pois ele vai ver, na prática, o que ainda não tinha percebido. Do alto de sua onipotência, não levava em conta, nem conhecia, os pacientes e cuidadores dessas pessoas com transtornos psiquiátricos.

É claro que o tal "querer é poder" mostra-se bastante inadequado quando se trata da síndrome bipolar,Tourette, delírios e alucinações.

Mas uma coisa é certa. Adrian aprendeu que certas pessoas não tem a capacidade de lidar com seus conflitos. E que muito sofrem com isso. Precisam de ajuda.
Mas não se assustem, "Loucura de Amor" tem algumas reflexões sérias mas é um filme que tem bom humor e é bastante romântico.

(O trailer está no meu blog www.eleonorarosset.com.br)