MAC recebe coleção de Fúlvia e Adolpho Leirner

MAC recebe coleção de Fúlvia e Adolpho Leirner

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP) acaba de receber em seu rico acervo mais uma importante coleção. São obras de arte e mobiliário art-déco da coleção particular do casal Fúlvia e Adolpho Leirner, doada pelos colecionadores no final do ano passado.

Trata-se da terceira coleção mais importante do acervo, em termos de qualidade e quantidade do acervo, desde que o museu recebeu as coleções de Ciccillo Matarazzo e do acervo do MAM, em 1963 - obras que deram origem a essa instituição.

Quando as conversas começaram, ainda em 2013, a ideia era fazer um comodato. Mas as negociações evoluíram e a doação passou a ser definitiva. O acervo dos Leirner é composto por um valioso conjunto de obras de arte brasileira dos anos 1920/30; pinturas, esculturas e móveis de autoria do suíço John Graz (1891-1980); e do arquiteto e designer ucraniano Gregori Warchavchik (1896-1972).

O MAC está localizado à avenida Pedro Álvares Cabral, 1301. O telefone é o (11) 2648-0254. As visitas, que são gratuitas, estão sendo agendadas por conta da pandemia de Covid-19. As reservas podem ser feitas pelo Sympla (sympla.com.br/visitamacusp).