Perfis falsos no Instagram causam transtornos para setor gastronômico

Perfis falsos no Instagram causam transtornos para setor gastronômico

Há pouco tempo, um leitor do IPO News comunicou a esta coluna uma clonagem em seu Instagram, feita a partir de consultas à página da Vinícola Villa Santa Maria, localizada em São Bento de Sapucaí, na região de Campos de Jordão (SP). Golpistas montaram uma página similar à da vinícola e, com base na observação das curtidas e comentários dos seguidores da página oficial, se incorporaram às conversas com uma página falsa, até mandarem convite para uma degustação de vinhos. Uma pequena desatenção e, pronto, mais um Whatsapp clonado. Felizmente, para esse leitor, o golpe não atingiu o número do seu celular e o problema foi contornado em algumas horas com checagens e alteração de senha.

Já para restaurantes e outros pontos de gastronomia, como essa vinícola do interior de São Paulo, o problema é mais sério. "Trata-se de um golpe. Já denunciamos e fizemos BO, mas eles sempre criam contas novas para tentar enganar nossos clientes", informaram os proprietários da Villa Santa Maria.

A famosa Casa do Porco, no centro de São Paulo, é uma vítima recorrente deste tipo de ação, conforme publica a Folha de S. Paulo de hoje. Segundo o jornal, uma simples busca pelo restaurante no Instagram traz 26 perfis diversos, sendo que apenas o primeiro, que exibe o selo azul de autenticidade, é o verdadeiro. A casa do chef Jefferson Rueda, eleita melhor restaurante do Brasil pelo ranking 50 Best Restaurants, é alvo preferido dos golpistas, por conta da fama e dos prêmios que recebe da mídia.

A estratégia repete àquela da vinícola. Condicionam o suposto prêmio ao envio de um código de verificação. Assim que o número é enviado, o usuário tem seu Whatsapp imediatamente clonado. O jurídico do restaurante preencheu o formulário com a reclamação, mas foi inútil. Depois notificou extrajudicialmente o Facebook (proprietário do Instagram), mas continuou sem resposta. Por fim, não restou alternativa a não ser entrar com uma ação judicial. Mesmo com uma decisão favorável da Justiça para que os perfis falsos fossem removidos, eles ainda continuam lá, informa a reportagem.

Além do setor gastronômico, que em São Paulo também registra casos envolvendo os restaurantes Freddy e Le Jazz, a área de hotelaria já é vítima do mesmo golpe. A página do Carmel Charme Resort, hotel localizado no litoral de Aquiraz, no Ceará, foi clonada e pessoas receberam convites para falsos sorteios de diárias nesse luxuoso resort nordestino.