"Cidade de Gelo"- "The Silver Skates", Rússia, 2020, Netflix | Imagem: Direção: Michael Lockshin
Cidade de Gelo, um belo conto de fadas, por Eleonora Rosset

Cidade de Gelo, um belo conto de fadas, por Eleonora Rosset

Vem da Rússia um filme que parece ser um conto de fadas. Passa-se em São Petersburgo, no inverno da passagem do século XIX para o século XX. A cidade está toda coberta de neve e gelo, o que vai por em destaque o garoto Matvey (Fedor Fedotov), que faz entregas da confeitaria "Le Grand Pie". O patins de prata que ganhou de seu pai, há muitos anos, faz dele o melhor e mais rápido dos entregadores.


Infelizmente, quando fazia às pressas uma entrega importante, depara-se com as ruas fechadas para a passagem de carruagens da nobreza. Nada a fazer. E o pobre garoto é despedido.

É aí que ele vai conhecer Alex (Yuri Borisov), que lidera um grupo de patinadores que são exímios batedores de carteira e de tudo que estiver à mão. Dedos leves e acrobacias na patinação.

A luta de classes é a desculpa para o grupo fazer "desapropriações" ou seja, roubo.

O personagem principal, Matvey, desempregado e com o pai doente, precisando de tratamento, sem outras escolhas, junta-se ao grupo e mostra seus talentos nos patins.

Durante essas aventuras, que se passam nos canais do rio Neva, transformados em ruas de gelo, Matvey conhece Alice (Sophie Priss), uma bela e rica mocinha, diferente das outras porque quer estudar química. Mas claro que seu pai não aprova tais ideias, avançadas para a época, e quer casá-la com um rapaz de família nobre e rica (Alexey Guskov).

"Cidade de Gelo" é uma fantasia, semelhante às da Disney, mas com toque diferente. Os atores são verdadeiros atletas e patinam dando show nas cenas de ação.

As locações são bem escolhidas. Parte delas em estúdio mas também em lugares reais da cidade como o palácio de Mármore e os jardins do palácio Yusupov, usado na cena do baile, uma das mais bonitas do filme.

O roteiro é previsível mas o ponto forte é a produção de arte que mostra um jeito diferente de fazer as coisas. É como se estivéssemos realmente no começo do século passado, quando as roupas eram feitas à mão. E a patinação, esporte preferido na época em São Petersburgo, tem cenas perfeitas.
"Cidade de Gelo" é um filme bonito e um bom entretenimento, apesar de suas quase três horas de duração.

(O trailer está no meu blog www.eleonorarosset.com.br )