Imagem: Cyro Fiuza
Arrebita Portugal, o Festival de Gastronomia de Altitude

Arrebita Portugal, o Festival de Gastronomia de Altitude

Com a reabertura gradual do turismo na Europa, acontece, entre os dias 3 e 4 de julho, o Festival de Gastronomia da Altitude, "Arrebita Portugal", no município da Guarda, a cerca de duas horas de carro de Lisboa. Considerada a cidade mais alta de Portugal, Guarda está na região turística da Serra da Estrela, conhecida por seus passeios, seu queijo, seus embutidos e o presunto, que rivaliza com o melhor jamón espanhol e prosciutto italiano.

Mais de 20 chefs portugueses e internacionais irão cozinhar pratos inspirados na região e nos seus produtos, que estarão à venda no Mercado da Montanha, situado dentro do recinto do evento. Entre essas ingredientes, o cabrito, a batata, o pão, o queijo, os enchidos (embutidos) e a 'vaca jarmelista', carne oriunda da raça de gado da região do Jarmelo, na Guarda.



Cidade de Guarda - Pinterest Divulgação

Pela primeira vez nessa festa gastronômica, junta-se ao grupo um chef italiano. Arcangelo Tinari, do Villa Maiella (uma estrela Michelin), que virá do Abruzzo, no sul da Itália. Ele vai cozinhar ao lado de nomes como Tiago Bonito, da Casa da Calçada (uma estrela Michelin); Antonio Loureiro, do A Cozinha (uma estrela Michelin); Ricardo Nogueira, do Mugasa; David Jesus e Sandra Freitas, do Millstone Sourdough; Stéphanie Audet, do Senhor Uva; e muitos outros nomes renomados na Europa.

Para quem estiver pela região e se dispuser a visitar o festival, uma dica é conhecer também o restaurante Belo Horizonte, situado no Largo de São Vicente, no centro da cidade. Trabalha com as cozinhas mediterrânea e portuguesa e oferece um dos melhores bacalhaus da região. Após consultar a carta de vinhos, um dos proprietários o levará à adega subterrânea da casa de pedras, para que você resgate pessoalmente sua escolha!

Mais informações sobre o Arrebita Portugal podem ser obtidas no site da Câmara Municipal da Guarda (www.mun-guarda.pt)