Matias Machline | Imagem: Divulgação Fundação Matias Machline
Copa dos Criadores homenageia Matias Machline na Gávea

Copa dos Criadores homenageia Matias Machline na Gávea

A Copa dos Criadores é a grande atração do turfe brasileiro neste fim de semana. No domingo, o panorâmico hipódromo da Gávea (RJ) será palco de um festival de corridas que terá como ponto alto a disputa da Copa ABCPCC Clássica Matias Machline (G.1), em 2.000 metros, pista de grama. Esse páreo, criado na década de 1980 pela Associação Nacional de Proprietários de Cavalos PSI e depois incorporado à Associação Brasileira de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida, foi idealizado para homenagear a figura do empresário Matias Machline, empresário que foi dono da Sharp do Brasil e fundador do Haras Rosa do Sul - um campeão de estatísticas entre as décadas de 1970 e 1990.

O favorito da carreira é o cavalo Head Office, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Aléssio & Naela, recente ganhador do GP São Paulo (G.1), em Cidade Jardim. Será pilotado pelo jóquei recordista mundial de vitórias, Jorge Ricardo, e vai enfrentar oito concorrentes. Um deles é Novo Sol, do Haras Princesa do Sul, que foi derrotado por diferença de cabeça no grande prêmio paulista. Outro nome de peso é Jhonsnow, do Haras Regina, recente vencedor do GP Presidente da República (G.1).



Head Office - Divulgação do JCSP

Uma grande diferença da prova, que seria Pimper's Paradise, não teve a inscrição confirmada. Campeão do GP Brasil (G.1) do ano passado, o defensor do Haras Doce Vale apareceu com febre e acabou sendo reservado para tentar o bicampeonato no GP Brasil. O campo da prova se completa com Olympic Kremlin, Jackson Pollock, Olympic Korchnoi, Men Cade Ce, Imperatore Pietro e Playa Los Ingleses.