Hugo Carvana e Odete Lara em "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro", de Glauber Rocha | Imagem: Divulgação do Instituto Itaú Cultural
Itaú Cultural lança plataforma gratuita de streaming

Itaú Cultural lança plataforma gratuita de streaming

Para quem curte cinema e audiovisual, é um prato cheio. Chama-se Itaú Cultural Play e é uma plataforma gratuita de streaming de cinema e audiovisual nacional, com filmes produzidos ao longo de décadas, de todos os estados brasileiros e de várias vertentes temáticas e de linguagem. Os fãs do cinema nacional terão acesso a filmes, séries, programas de TV, festivais de música, mostras temáticas ou competitivas, além do conteúdo de instituições parceiras.

O Itaú Cultural tem relação estreita com o fomento ao cinema e audiovisual brasileiro desde que foi fundado, em 1987, o que inclui a distribuição de filmes para escolas públicas, bibliotecas, centros culturais e secretarias de cultura por meio do programa Rumos Itaú Cultural.

O catálogo de estreia da plataforma apresenta filmes do consagrado diretor baiano Glauber Rocha e de Luiz Carlos Barreto, considerado o principal produtor do cinema brasileiro durante décadas. Do primeiro, não poderiam faltar clássicos como Deus e o Diabo na Terra do Sol, O Dragão da Maldade e o Santo Guerreiro e a obra-prima Terra em Transe, produzida por Luiz Carlos Barreto.



O craque Garrincha, em imagem do documentário de Luiz Carlos Barreto e Eduardo Escorel - Divulgação do Instituto Itaú Cultural

Já do produtor carioca, os primeiros trabalhos apresentados pelo Itaú Cultural Play estão focados no futebol e em craques como Pelé e Garrincha. Como o documentário sobre Garrincha dirigido por Joaquim Pedro de Andrade (também diretor do clássico Macunaíma), e o filme Isto é Pelé, dirigido pelo próprio Barreto ao lado de Eduardo Escorel.