Imagem: Divulgação
Exposição em São Paulo homenageia Jorge Zalszupin

Exposição em São Paulo homenageia Jorge Zalszupin

Batizada de (Entre) Tempos, uma exposição que começou ontem (9/06) homenageia o arquiteto e designer Jorge Zalszupin no mês em que ele completaria 99 anos. E o melhor: a mostra acontece na própria casa em que o designer morou, nos Jardins (capital/SP), sob a curadoria de Lissa Carmona, CEO da marca de mobiliário Etel, com co-curadoria do escritório de arquitetura MNMA e apoio do Shopping Iguatemi.

Polonês naturalizado brasileiro, Jorge Zalszupin chegou aqui na década de 1950, após ter escapado do nazismo quando foi para a Romênia estudar arquitetura. Nove anos depois, em 1959, fundou em São Paulo a L'Atelier, fábrica considerada pioneira na produção de móveis em série no Brasil. É de sua autoria o mobiliário do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), assim como seu trabalho de arquiteto em edifícios como o Mendes Caldeira, em parceria com Lucjan Korngold.




Na criação e produção de móveis, Jorge Zalszupin fez parte de uma geração de ouro da movelaria brasileira, ao lado de Sérgio Rodrigues (1927-2014), José Zanine Caldas (1919-2001) e Joaquim Tenreiro (1906-1992).



Devido à pandemia de Covid-19, a visitação presencial da exposição será limitada a grupos de seis a oito pessoas, e poderá ser agendada pelo e-mail: design@etel.design. A mostra contará com uma versão digital dentro da programação da SP-Arte Viewing Room.