Benedetto Vigna | Imagem: Reprodução
O italiano Benedetto Vigna é o novo CEO da Ferrari

O italiano Benedetto Vigna é o novo CEO da Ferrari

O italiano Benedetto Vigna foi anunciado nesta quarta-feira, dia 9, como o novo CEO da Ferrari. Vigna, de 52 anos, assume no lugar de John Elkann, um dos herdeiros da Ferrari e também da Fiat, que permaneceu interinamente no cargo por sete meses. O novo executivo da famosa marca é atualmente presidente do Grupo de Sensores, Sistemas Microeletromecânicos e Analógicos da TS Microeletronics.



Foto: Unsplash

Sua chegada se dá, em parte, exatamente por este currículo. "O conhecimento de Vigna, acumulado ao longo de 26 anos trabalhando no centro da indústria de semicondutores, poderá ajudar a acelerar a Ferrari na aplicação de novas tecnologias", disse Elkann.

O novo CEO se junta à Ferrari no momento em que a equipe de Fórmula 1 - o braço de competições da marca - vive um momento bom, mas muito disputado, sendo atualmente terceira no Mundial de Construtores, com 94 pontos, atrás da segunda colocada Mercedes (148 pontos) e da líder Red Bull (174 pontos). Seus pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr. são respectivamente quinto e sétimo colocados na classificação geral, que tem Max Verstappen como líder.


Foto: Unsplash

Fundada em 1939 por Enzo Ferrari, então na divisão de corridas da fabricante Alfa Romeo, a empresa construiu seu primeiro modelo em 1940. Em 1969, foi adquirida pelo Grupo Fiat, na negociação que também envolveu a Ford como um dos players interessados (mostrada no filme Ford x Ferrari, de 2019). Em 2014, a Fiat Chrysler decidiu separar os negócios. Uma nova empresa foi fundada em Amsterdã, mas a fabricação continuou na célebre planta de Maranello, no norte da Itália, onde também são produzidos os carros da Maseratti.