St. Mark's Basilica conquista o Derby Francês

O Qatar Prix du Jockey Club (G.1), também conhecido como Derby Francês, teve sua 181° versão realizada neste domingo, na pista de grama do hipódromo de Chantilly. O vencedor foi o favorito St. Mark's Basilica, que ficou com o prêmio de 514 mil euros, de uma bolsa total de 900 mil euros.

Pilotado por Ioritz Mendizabal, o filho de Siyouni e Cabaret foi apresentado pelo treinador Aidan O'Brien, que inscreveu pela primeira vez seu nome na relação de ganhadores do Derby Francês. Sealiway formou a dupla, a um corpo e ¾, seguido por Millebosc, Saiydabad e Cheshire Academy. O tempo foi de 2'07"3 para os 2.100 metros, na pista de grama.

O ganhador é um potro de três anos de propriedade de D. Smith/Mme J. Magnier/M.Tabor, e atingiu sua terceira vitória em seis apresentações. Antes, já havia vencido a Emirates Poule D'Essai des Poulains (G.1), em Longchamp; e o Darley Dewhurst Stakes (G.1), em Newmarket, Inglaterra.

Com a vitória de hoje, que enriquece ainda mais sua excelente campanha, St. Mark's Basilica se apresenta desde agora como uma das forças do GP Arco do Triunfo (G.1), que este ano será disputado dia 3 de outubro, um domingo, em Longchamp.