Imagem: Divulgação
A polêmica Copa América terá sua final no Maracanã

A polêmica Copa América terá sua final no Maracanã

Só três estados, mais o DF, aceitaram sediar a competição; em 1918, Brasil adiou evento por causa da gripe espanhola

A Conmebol, organizadora da Copa América, anunciou que a competição terá sua final disputada no Maracanã, no dia 10 de julho. Mas os demais jogos em solo carioca terão lugar no estádio Nilton Santos, o Engenhão. Em Goiânia, a arena utilizada será o Olímpico, enquanto em Brasília as partidas acontecerão no estádio Mané Garrincha. A Arena Pantanal servirá como palco para os jogos de Cuiabá (MT).



Gripe espanhola adiou Copa América no Brasil em 1918

A seleção brasileira marcará a abertura da Copa no dia 13 de junho, às 18 horas, em Brasília, contra a seleção da Venezuela. No dia seguinte, a Argentina fará sua estreia em um jogo mais difícil, pois enfrentará o Chile no Rio de Janeiro, como informa o Estadão.

Nos demais estados da Federação, veto total a esse evento esportivo realizado em meio à pandemia de Covid-19 e anteriormente dispensado por Argentina e Colômbia. Em São Paulo, como revela a coluna de Mônica Bergamo na Folha de hoje, a decisão do governador João Dória causou uma onda de alívio e até euforia entre os médicos do centro de contingência que o aconselham no combate à Covid-19. À princípio, o governador tinha aceitado receber o torneio, provocando grande tensão entre os profissionais da saúde do estado. O número de pacientes internados em UTIs em São Paulo está crescendo e atingiu, na terça-feira, dia 1°, o patamar mais alto da última quinzena, com 10.925 internados, contra 10.162 no dia 18 de maio.

Segundo a coluna da Folha, o veto à Copa América também foi recebido com alívio pelos clubes paulistanos. Palmeiras, Corinthians e São Paulo teriam despesas extras para levar seus times jogar o Brasileirão em outros estádios, além dos riscos gerados pelos deslocamentos em plena pandemia.

Documentos resgatados pelo Acervo Estadão dão conta que a Copa América de 1918 foi adiada no País devido ao surto de gripe espanhola. Na época, o então chamado Campeonato Sul-Americano de Football foi realizado somente em maio de 1919. Além dos riscos inerentes a uma competição que causaria aglomeração dentro e fora dos estádios, outros fatores que levaram ao adiamento da copa foram a falta de preparo do time do Brasil, que não podia treinar em meio à pandemia; e a ocorrência de casos de gripe espanhola entre os próprios jogadores.

Estima-se que a gripe matou mais de 35 mil pessoas no Brasil, segundo dados do site do Instituto do Coração (INCOR). Entre as vítimas ilustres da pandemia, o próprio presidente da República, Francisco Rodrigues Alves, reeleito em 1918, que morreu em janeiro de 1919. Outra vítima, já que o tema é futebol: o jogador Belfort Duarte, considerado um craque da época à frente do então forte América do Rio.